Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Autoridades tentam eliminar queima de lixo na barranca do Rio Paraná

Fronteira

Autoridades tentam eliminar queima de lixo na barranca do Rio Paraná

Situação ocorre no atracadouro situado no limite entre Ciudad del Este e Presidente Franco; vento traz a fumaça para Foz do Iguaçu.

2 min de leitura
Autoridades tentam eliminar queima de lixo na barranca do Rio Paraná
Queixas sobre queima de lixo na margem do Rio Paraná no Paraguai são constantes desde 2019. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este (Arquivo)
Publicidade

Autoridades do Paraguai estão tentando, mais uma vez, acabar com o problema do despejo irregular de lixo às margens do Rio Paraná. A situação é grave, principalmente, no entorno do atracadouro situado no limite entre Ciudad del Este e Presidente Franco.

Leia também:
Paraguai troca comando da Polícia Turística em Ciudad del Este

Publicidade

Ali, virou cena corriqueira a prática de queimadas para incinerar o acúmulo de lixo. Conforme a direção do vento, a fumaça toma conta de partes do centro de Foz do Iguaçu, gerando incômodo aos moradores de prédios próximos.

Publicidade
Lixo despejado do alto do atracadouro. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Lixo despejado do alto do atracadouro. Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

De acordo com o jornal ABC Color, na semana passada, técnicos da prefeitura de Ciudad del Este e do governo do Alto Paraná estiveram no antigo porto. A vistoria das autoridades do Paraguai incluiu diálogo com a comunidade do bairro Remansito e com “recicladores”.

O ABC Color relata que as ações de limpeza ocorrem com alguma frequência, mobilizando, inclusive, equipamentos pesados para a remoção dos entulhos. Contudo, tão logo a limpeza termina, novas montanhas de lixo começam a surgir.

Publicidade

O atracadouro fica no exato limite entre os municípios de Ciudad del Este e Presidente Franco, no bairro Remansito. O arroio Saltito, que desemboca no local, está igualmente tomado pelos dejetos.

Atração turística no Paraguai

Apesar da atual situação insalubre, o principal jornal do Paraguai ressalta que o conjunto paisagístico do antigo porto tem grande potencial turístico. De lá, avista-se o centro de Foz do Iguaçu, a Ponte da Amizade e a Ponte da Integração.

Publicidade


“A região do atracadouro oferece uma paisagem natural às margens do Rio Paraná, mas está prejudicada pela grande quantidade de lixo”, descreve o ABC.

Uma articulação interinstitucional, envolvendo as prefeituras de Ciudad del Este, Presidente Franco e o governo do Alto Paraná, tem como objetivo acabar com o despejo clandestino e redimensionar o potencial econômico da área.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.