Receita Federal em Foz lança fase ostensiva da Operação Escudo nesta terça

A fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este é uma das mais movimentadas do país - Foto: Marcos Labanca/Arquivo

A ação, que reunirá 70 servidores, será deflagrada na Ponte da Amizade; objetivo é coibir o contrabando na fronteira.

A Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu lança nesta terça-feira, 6, a primeira fase ostensiva da Operação Escudo, durante a pandemia. A deflagração da ação será às 9h, na aduana da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Conforme o órgão, o objetivo é intensificar o controle aduaneiro de bagagens e coibir a entrada de produtos estrangeiros de forma ilegal no país. Cerca de 70 servidores da Receita Federal, alguns deles de outras regiões do país, atuarão nessa etapa.

A abertura da operação terá a presença da superintendente da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina, a auditora fiscal Cláudia Regina Thomaz. O superintendente-adjunto, o auditor fiscal Fabiano Blonski, e o chefe da Divisão de Aduanas, o auditor fiscal José Carlos de Araújo, também comparecerão.

“As ações acontecerão especialmente na Ponte da Amizade. Além disso, equipes volantes percorrerão as estradas da região de forma ininterrupta”, informou a assessoria da RFB. A intervenção também terá cães de faro, equipamentos como o sistema de câmeras inteligentes da ponte, escâner e drones para coibir a entrada ilegal de mercadorias.

A Operação Escudo integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). A finalidade do programa é o fortalecimento do controle e da fiscalização, visando a prevenir e combater os crimes fronteiriços, com especial enfoque nos produtos que ingressam no Brasil vindos do Paraguai.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1368 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.