Rico tererê. Paraguai celebra dia da bebida feita com erva-mate, água fria e plantas

A bebida, que atravessa fronteiras, é uma forte aliada contra o calor - Foto: Agência IP

Data foi criada para valorizar e proteger o tererê como identidade nacional, bebida que também é um elemento de integração com países vizinhos.

Nos dias de calor de maçarico em Foz do Iguaçu, o tererê é um alívio para refrescar e hidratar. No Paraguai, a bebida à base de erva-mate, água fria e plantas faz parte da identidade nacional e é um elemento cultural que atravessa gerações.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Neste sábado, o país vizinho celebra o Dia Nacional do Tererê. Segundo o governo federal, o objetivo da data é proteger e fortalecer a identidade do país, reforçando que a bebida também é a principal em dias de calor.

Servido em guampa, cuia ou copo, o rico tererê é resultado da infusão de água gelada, erva e plantas medicinais, como hortelã, erva-cidreira, entre outras. O limão é item indispensável para agregar mais sabor e refrescância.

Ao modo tradicional, as ervas medicinais – pohã ñana – são socadas em um pilão. Essa ancestralidade é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 2020.

No país vizinho, a bebida está no dia a dia das pessoas. “O paraguaio costuma tomar o tererê em qualquer momento do dia, acompanhado ou sozinho, com erva tradicional, composta ou uma mistura de ambas”, informa a Agência IP, órgão oficial do Paraguai.

A agência lembra que, por lei, o tererê é considerado Patrimônio Cultural e Bebida Nacional. O órgão federal de cultura do país é responsável por fomentar a proteção e a difusão da bebida em níveis nacional e internacional.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.