O governo federal brasileiro celebrou, nas redes sociais, na última quarta-feira (21), o acordo que põe fim à cobrança de roaming entre os países do Mercosul.
Leia também:
Comissão libera circulação de ônibus de turismo nas duas pontes entre Brasil e Paraguai
Com a medida, proprietários de celulares no Brasil, por exemplo, poderão usar suas linhas normalmente no Paraguai, na Argentina e no Uruguai sem cobrança adicional.
Entretanto, para que o fim da cobrança do roaming efetivamente entre em vigor, os órgãos de telecomunicações ainda precisam regulamentar o funcionamento.
A respeito, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a medida, apesar de vigente, ainda não está operacional.
Para que isso ocorra, os órgãos reguladores do Mercosul têm de definir as regras para a operação do sistema. Não há, contudo, data para que a definição sobre o modelo que substituirá o roaming aconteça.
“Então, os cidadãos do Mercosul só irão usufruir do uso do seu celular, nos países do bloco, como se estivem em seu próprio país, quando os órgãos reguladores estabelecerem entre si os detalhes desta operacionalização, ainda sem prazo definido”, comunicou a Anatel, citada pelo portal G1.
O assunto do fim da cobrança do roaming internacional interessa, diretamente, aos moradores de Foz do Iguaçu e região trinacional de fronteira.
Atualmente, já há companhias telefônicas, que possuem redes nos três países, oferecendo planos sem custo adicional para uso de telefone e internet no exterior. Entretanto, trata-se de iniciativas das próprias empresas, sem relação com o acordo.

