Os bombeiros voluntários vieram rapidamente, mas tiveram dificuldades para atender a ocorrência. Captura de tela de transmissão do La Clave

Shopping de Ciudad del Este é esvaziado por causa de princípio de incêndio

“Este shopping é uma bomba-relógio”, comentou um dos bombeiros voluntários que foi atender a ocorrência no Shopping Jebai Center, em Ciudad del Este, onde um curto-circuito provocou um incêndio no 5º andar, obrigando à retirada de clientes e empregados, conforme cobertura on line feita pelo Diário La Clave.

O fogo começou por volta das 14h desta quarta-feira, 7, e logo em seguida os bombeiros voluntários apareceram para atender, mas de início houve problemas para instalar a mangueira num dos hidrantes.

Segundo a reportagem de La Clave, o shopping é antigo e está muito mal conservado. Os cabos elétricos e a fiação em geral, além de velhos, estão deteriorados, e o risco de incêndio é grande, como comentou o próprio bombeiro.

Na verdade, quem passa por trás das edificações comerciais mais antigas de Ciudad del Este percebe uma confusão de cabos elétricos misturados com a fiação de telefone e internet.

Muitos comerciantes fizeram os funcionários permanecer nas lojas, por medo de saques. Captura de tela

Não é a primeira vez que acontece incêndio no Jebai Center. Em 2019, também devido a um curto-circuito, cerca de 10 lojas do 3º andar foram afetadas pelas chamas. Tanto daquela vez como agora, só houve danos materiais, sem vítimas.

Não é apenas o Jebai Center que está nessa situação. Na frente daquele shopping, também em 2019 (mas houve muitos outros depois), houve um incêndio no Hijazi Center Shopping.

De acordo com o chefe dos bombeiros voluntários, em entrevista ao La Clave, os proprietários das lojas estavam mais preocupados com o prejuízo causado pelo fogo às mercadorias do que com os funcionários. Temendo saques, os lojistas procuravam manter os funcionários no interior das lojas dos outros andares.

Embora em condições precárias, o shopping abriga lojas que, no total, contabilizam 4 mil funcionários.

O fogo foi extinto por volta das 15h, mas os bombeiros continuaram bombeando água para refrigerar todo o andar onde houve o incêndio.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ