A Polícia Nacional do Paraguai reportou, nesse domingo (7), o achado de uma tornozeleira eletrônica abandonada em um terreno baldio em Ciudad del Este.
Leia também:
Autoridades confirmam apreensão recorde de maconha no Paraguai
De acordo com o boletim divulgado à imprensa, a descoberta ocorreu pela manhã, quando um morador fazia a limpeza de um lote no bairro María Auxiliadora.
Às autoridades policiais do Paraguai, o morador relatou que encontrou o dispositivo dentro de uma sacola branca, depositada havia um tempo indeterminado no local.
O equipamento, fabricado na Zona Franca de Manaus, apresentava o lacre de segurança rompido, mas o número de série estava intacto. Assim, as autoridades judiciais esperam poder identificar, plenamente, o detento que estava sob monitoramento.
Agentes do 4.º Distrito Policial (Comisaría 4.ª) da Polícia Nacional do Paraguai atenderam à ocorrência, que despertou curiosidade e alcançou repercussão imediata.
A tornozeleira eletrônica, da marca Spacecom, tem as mesmas características dos modelos utilizados no próprio Paraguai. Entretanto, a possibilidade de que estivesse em uso no Brasil, devido à fabricação brasileira, não deixou de ser considerada pelos policiais.
Após o registro da ata correspondente e do traslado do aparelho à dependência policial, o Ministério Público do Paraguai recebeu uma cópia do documento.
Conforme a imprensa de Ciudad del Este, o uso de tornozeleiras eletrônicas tem aumentado nos últimos anos no Paraguai, como alternativa à prisão. O índice de fugas está dentro da média dos demais países da região.

