Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Transporte público de Ciudad del Este pode ganhar 20 ônibus elétricos

Fronteira

Transporte público de Ciudad del Este pode ganhar 20 ônibus elétricos

Prefeito Miguel Prieto entregou mensagem aos vereadores locais, detalhando o plano de compra dos veículos.

2 min de leitura
Transporte público de Ciudad del Este pode ganhar 20 ônibus elétricos
Sessão ordinária da Junta (Câmara) Municipal nessa quarta-feira. Imagem: Gentileza/Municipalidad de Ciudad del Este
Publicidade

Prefeito Miguel Prieto entregou mensagem aos vereadores locais, detalhando o plano de compra dos veículos.

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, entregou à Junta (Câmara) Municipal, na sessão dessa quarta-feira (20), a mensagem referente ao projeto que prevê a compra de 20 ônibus elétricos para a frota do transporte público da capital do Alto Paraná, que se tornaria a primeira cidade da fronteira a contar com esse tipo de veículo.

Publicidade

De acordo com Prieto, os planos de aquisição fazem parte da política de “Mudança da Matriz Energética e Respeito ao Meio Ambiente”, com incentivos à modernização da infraestrutura local e à troca de veículos poluentes por modelos com baixa emissão de gases do efeito estufa, em setores como o transporte coletivo.

“Nos adiantamos ao governo nacional e a outros municípios, fazendo a entrega na sessão da Junta Municipal, para análise e estudo, do projeto de aquisição de 20 ônibus elétricos”, confirmou o prefeito, apontando que já há três empresas interessadas (uma delas, do Brasil) em participar da licitação, que será aberta tão logo os vereadores autorizem.

Para ilustrar o tipo de ônibus elétrico que Ciudad del Este pretende utilizar, Miguel Prieto publicou, em seu perfil pessoal na rede social Facebook, a fotografia de um coletivo da cidade de São Paulo, produzido pela chinesa Higer Bus.

Publicidade

Atualmente, a frota local é composta por um mix de veículos seminovos e outros bastante antigos, gerando constantes questionamentos da população em relação às condições de segurança e ao estado de conservação das unidades. Outra queixa frequente é quanto ao descumprimento de horários, principalmente à noite e aos fins de semana.

Se confirmada a compra, Ciudad del Este será o primeiro município da região de fronteira a contar com ônibus elétricos no transporte público. Em Foz do Iguaçu, existem coletivos elétricos ou híbridos em circulação, mas apenas para itinerários internos em locais como o Parque Nacional do Iguaçu e a usina de Itaipu.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

1 comentário em “Transporte público de Ciudad del Este pode ganhar 20 ônibus elétricos”

  1. Greve no transporte coletivo prejudica passageiros em Ciudad del Este

    […] Leia também:Transporte coletivo de Ciudad del Este pode ganhar 20 ônibus elétricos […]

Os comentários estão encerrado.