Turistas aproveitam último dia da Black Friday no Paraguai

Feriado no lado brasileiro faz com que visitantes e moradores de Foz do Iguaçu cruzem a Ponte da Amizade para comprar em Ciudad del Este.

Apoie! Siga-nos no Google News

O último dia da Black Friday 2022 no Paraguai, com descontos de até 70%, está sendo aproveitado por turistas e moradores de Foz do Iguaçu. Nas primeiras horas da manhã, houve fila na BR-277 em direção à Ponte da Amizade. Às 11h, o congestionamento já é maior no sentido Brasil, em fluxo que deve continuar até por volta das 17h.

Na área central de Ciudad del Este, a previsão é de funcionamento da maior parte do comércio até as 15h, horário para o qual está marcado um ato simbólico de encerramento da Black Friday, na praça de eventos do Shopping Paris. Estabelecimentos como a Cellshop Importados, no entanto, atenderão normalmente até as 17h.

Sobre o movimento de visitantes nas lojas, Kenny Yuen, coordenador-geral da liquidação conjunta, estimou que foi um pouco mais baixo que o da última edição antes da pandemia do novo coronavírus, em 2019. Mesmo assim, o clima é de satisfação entre os empresários que aderiram ao evento.

“Vamos voltar à Black Friday da época pré-pandemia, mas vai demorar um pouquinho, ainda estamos nas etapas finais de recuperação. A expectativa inicial era de 30 mil a 35 mil turistas por dia, mas tivemos algo em torno de 25 mil a 28 mil”, avaliou Yuen, citado pelo jornal Última Hora. “Essa queda pode ter sido pela crise política no Brasil.”

Nos dias prévios ao feriado de Proclamação da República, rodovias importantes do Oeste do Paraná foram bloqueadas por manifestantes contrários ao resultado do segundo turno das eleições. Em Foz do Iguaçu, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro permanecem acampados no entorno do batalhão do Exército, no centro da cidade.

O balanço oficial das vendas deve ser divulgado nos próximos dias, à medida que os lojistas finalizem a avaliação do período. A Black Friday 2022 em Ciudad del Este teve início na sexta-feira (11), com grande movimento nas jornadas de sábado (12) e segunda (14). Além dos brasileiros, paraguaios e argentinos também prestigiaram o evento.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.