Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Fronteira » Vereadora de Presidente Franco quer proibir anúncios em português

Fronteira

Vereadora de Presidente Franco quer proibir anúncios em português

Objetivo de Blanca Acuña é evitar que os arredores da Ponte da Integração sejam tomados por placas em línguas estrangeiras.

2 min de leitura
Vereadora de Presidente Franco quer proibir anúncios em português
Sinalização na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai

A vereadora Blanca Acuña, do Partido Colorado, protocolou na Junta (Câmara) Municipal de Presidente Franco, cidade na cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, um projeto de lei para proibir a instalação de letreiros, placas e anúncio publicitários em línguas estrangeiras no território do município, incluindo o português.

Leia também:
Cidade paraguaia da fronteira proíbe publicidade em português

Publicidade

As exceções seriam para as sinalizações turísticas e de trânsito, que poderiam continuar com textos em português e inglês, sempre e quando acompanhados de pelo menos uma das duas línguas oficiais do Paraguai, castelhano e guarani. A matéria entrou para tramitação nas comissões internas da casa antes do envio ao plenário para votação.

“Apresentamos esse projeto em razão da prática constante, em outros municípios, de anunciar em outros idiomas que não sejam o guarani e o castelhano, o que desgasta nossa cultura e essência como paraguaios”, justificou Acuña, em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color.

À mesma fonte, o vereador Hugo Mendoza, do Partido Colorado, expressou concordância. “Estou plenamente de acordo em manter um pouco dessa identidade como paraguaios em relação às propagandas em geral, mas nos atrativos turísticos não podemos limitar os cartazes somente ao castelhano e ao guarani”, ponderou.

Em paralelo, os vereadores estão debatendo a revisão do plano de zoneamento urbano do município, tendo como objetivo evitar que os erros cometidos por Ciudad del Este – que cresceu de forma desordenada nos arredores da Ponte da Amizade – aconteçam também em Presidente Franco após a abertura da Ponte da Integração.

Recentemente, o município fronteiriço de Mbaracayú, na região do lago de Itaipu, proibiu o uso do português em placas de rua, letreiros de estabelecimentos e anúncios em mídia física e radiofônica. A medida, bancada pela prefeita Nanci Algarín, gerou reações diversas na comunidade, que tem grande percentual de moradores de origem brasileira.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.