Brasil afora, Foz do Iguaçu é lembrada até na rua. Ou na estrada. Entenda!

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Se você for a Manaus, não estranhe se, por um daqueles acasos quase incríveis, algum transeunte lhe perguntar: “Olá, por acaso você sabe me informar como chego na Rua Foz do Iguaçu?”

Isso pode acontecer também em Roraima, Rondônia, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e, claro, Paraná.

Sim, Foz do Iguaçu é nome de rua, avenida, travessa e até estrada em 41 cidades desses 13 Estados. Aliás, o número de logradouros é maior – 46 -, porque há cidades onde Foz do Iguaçu nomeia mais de uma rua.

Os dados foram solicitados aos Correios pelo H2Foz, como uma curiosidade a mais sobre a “terra das Cataratas”.

A liderança é de São Paulo, onde há 14 ruas em 12 cidades, inclusive a capital, chamadas “Foz do Iguaçu”. Guarulhos e Catanduva gostam tanto de Foz que têm duas ruas em bairros diferentes com a mesma denominação.

Depois de São Paulo, vem o Paraná, com ruas “Foz do Iguaçu” em seis cidades: Araucária, Fazenda Rio Grande (ambas na região metropolitana de Curitiba), Guarapuava, Ponta Grossa, União da Vitória e Laranjeiras do Sul).

Em Minas Gerais, em Pernambuco e em Rondônia, são quatro. E há duas cidades com ruas com o nome de Foz
no Rio de Janeiro (inclusive a capital), no Mato Grosso e no Rio Grande do Norte.

Aparecem com uma cidade os estados da Bahia (Salvador), Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Roraima.

Em Nova Friburgo, estado do Rio, Foz é nome de uma estrada no bairro turístico Debossan (não deve ser por acaso). Infelizmente, o Google Maps não registra imagens da estrada.

Veja mais algumas imagens do Google Maps:

Em Manaus, “Foz do Iguaçu” fica no bairro Tarumã.
Na periferia de Guarulhos, mais uma “Foz do Iguaçu”. A cidade tem dois logradouros com esse nome.
Catanduva (SP também tem duas “Foz do Iguaçu”, em bairros novos.
A Rua Foz do Iguaçu, em Campo Grande (MS), lembra algumas da periferia da nossa cidade, pela cor da terra e os terrenos baldios.

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.