Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Campanha da Fraternidade propõe ecologia integral ante crise climática

Geral

Campanha da Fraternidade propõe ecologia integral ante crise climática

Chamado é para ouvir “o grito dos pobres e da Terra”, com texto inspirado no papa Francisco e nos 800 anos de cântico de São Francisco de Assis.

3 min de leitura
Campanha da Fraternidade propõe ecologia integral ante crise climática
Homenagem a São Francisco de Assis, no bairro Morumbi, em Foz do Iguaçu - foto: Marcos Labanca/H2FOZ arquivo
Publicidade


A Campanha da Fraternidade 2025 propõe ecologia integral no enfretamento à crise climática mundial. O lançamento do período de debates e reflexões, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece nesta Quarta-Feira de Cinzas, 5.

Sob o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, o objetivo da campanha é o de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”. Segundo os bispos, o decênio é decisivo para o planeta.

Publicidade

“Ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário”, adverte. E chama atenção para o que a CNBB classifica como prenúncio de grandes catástrofes que assolam o país.

Publicidade

A temática é inspirada em carta encíclica do papa Francisco, lançada há dez anos, e nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis. Meio ambiente é um tema recorrente ao papa, pois São Francisco é padroeiro dos animais e da natureza.

O conteúdo da Campanha da Fraternidade lembra que não existe planeta reserva. E convoca para uma conversão ecológica urgente, a fim de mudar a lógica extrativista, a qual vê a “Terra como um reservatório sem fim de recursos”.

Publicidade

Essa premissa, prossegue a CNBB, considera erroneamente que “podemos retirar tudo aquilo que quisermos [do planeta], como quisermos e quanto quisermos”. Os bispos do Brasil pedem a mudança dessa mentalidade para um compromisso ético baseado na “lógica do cuidado”.

Campanha da Fraternidade

Realizada desde 1964 pela Igreja Católica no Brasil, celebra a Quaresma – período de 40 dias preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum, caridade e reflexão. A Campanha da Fraternidade, da CNBB, estimula, nas igrejas e comunidades, debates e ações práticas em torno do tema.

Publicidade

Opção pelos pobres

No bairro Morumbi, um dos mais populosos de Foz do Iguaçu, um monumento de São Francisco de Assis enfatiza a conexão que o santo compreendia entre natureza e ser humano. Ao produzir a arte, o escultor Giovanni Vissotto voltou-se para os mais humildes.

Ao lembrar-se de quando esculpiu a estátua, conta que não seguiu a ilustração que recebeu de um religioso porque era muito distante da realidade do “povo trabalhador e humilde” do bairro Morumbi. Essa comunidade já foi chamada de Rincão São Francisco.

“Estava em bar aqui perto da estátua e avistei o seu José, que se parecia muito com São Francisco, mas tinha a fisionomia da gente daqui”, rememora. “Não titubeei, paguei uma pinga a ele e o retratei ali mesmo, no bar”, resgata, em reportagem do H2FOZ.

O artista conta que José foi um pioneiro do lugar e trabalha na capina de lotes da vizinhança. “Tinha mãos e pés grandes, calçava chinelas e tinha barba. Vi nele São Francisco de Assis e assim retratei um ‘santo vivo’, identificado com o povo que mora no bairro”, lembra Giovanni Vissotto.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.