Rádio Clube
H2FOZ
Início » Geral » Casa do Natal em Foz encanta visitantes na rua mais bonita

Geral

Encantamento e reflexão

Casa do Natal em Foz encanta visitantes na rua mais bonita

Sem dinheiro público, decoração atrai moradores e turistas; com presépio ampliado, tema deste ano remete ao primeiro Natal de todos os tempos.

4 min de leitura
Casa do Natal em Foz encanta visitantes na rua mais bonita
A decoração permanece disponivel para visitação 24 horas - foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Pelo 16.º ano seguido, A Casa do Natal em Foz do Iguaçu encanta visitantes na rua mais bonita do país. Sem dinheiro público, acessível gratuitamente e instagramável, a decoração particular na Avenida Pedro Basso atrai moradores e turistas, onde permanece instalada até 6 de janeiro.

Neste ano, o presépio foi ampliado para 20 peças, e o tema da decoração remete ao primeiro Natal de todos os tempos: o nascimento de Jesus Cristo, explica a proprietária do imóvel, que pede para não ter o nome divulgado, evitando qualquer forma de promoção pessoal. Quer saber quantas luzes iluminam A Casa de Natal? A reportagem também.

Publicidade

“Sempre faço um desafio para seguidores darem palpite no número de lâmpadas usadas, com prêmio para quem acerta ou chega mais próximo”, explica. “Portanto, não posso dar essa informação”, convida à imaginação.

Em 2025, a montagem natalina ganhou um painel composto por 15 azulejos, cada um representando um ano, desde 2010, com a foto e o registro de cada edição. A finalidade é preservar a memória e contar visualmente a trajetória d’A Casa do Natal com um arquivo afetivo.

“Ao visitar, as pessoas podem recordar os Natais anteriores, identificar em qual edição participaram, qual foi o primeiro que conheceram ou em qual tiraram fotos”, explica a proprietária da casa e responsável pela decoração. “Cada azulejo é uma lembrança, um fragmento de história e emoção que agora fica registrado de forma definitiva, como parte do próprio cenário e da memória da cidade.”

Casa do Natal em Foz

A Casa do Natal começa a ser montada no início de novembro de cada ano e permanece até a primeira ou segunda semana de janeiro, seguindo a tradição, até o Dia de Reis, em 6 de janeiro. A decoração fica exposta 24 horas, mas se torna ainda mais bonita à noite, com as luzes acesas.

Programa especial para a família, trabalho traz encantamento e reflexão – foto: divulgação

Neste ano, o enfoque da decoração é cena da manjedoura, retratada com sensibilidade e reverência. “É este o coração da Casa do Natal: lembrar que, antes das luzes, das cores e dos enfeites, existe uma história de amor que mudou o mundo”, reforça a idealizadora e responsável pelo ornamento.

Histórico

A Casa do Natal nasceu em 2010, simples e despretensiosa, a fim de iluminar a moradia, trazer cor, brilho e o clima natalino para o lar. No ano seguinte, a iniciativa ganhou outra dimensão. “Senti que poderia compartilhar essa atmosfera com mais pessoas. A partir daí, passei a decorar também a área externa, para fora do portão, criando um cenário natalino aberto ao público”, rememora a proprietária.

Ao fundo, o novo painel de azulejos que preserva a memória da Casa do Natal – foto: Marcos Labanca

E a visitação cresceu — tal qual a expectativa do público sobre a decoração de cada novo ano. A inspiração brota de seu desejo de manter viva a tradição do Natal. “Para mim, o Natal representa esperança, fé, união e renovação. É uma época que toca o coração, que nos lembra do amor ao próximo e da importância de cultivar a luz”, ressalta.
Com efeito, nessa trajetória de 2010 a 2025, cada detalhe é pensado para despertar nas pessoas encanto, magia e brilho nos olhos. Para a família do imóvel, as “memórias de Natal são memórias afetivas que nos acompanham para a vida toda”.

A moradora revela que, ao longo desse tempo, recebe e guarda inúmeros relatos emocionantes de visitantes. Como exemplos, pais que trazem seus filhos todos os anos, crianças que cresceram fotografando-se no mesmo cenário e famílias que guardam lembranças com a casa.

São histórias que me comovem e me dão força para continuar. É esse carinho, essa emoção compartilhada, que me motiva a não desistir e a seguir preparando, a cada ano, um novo Natal com o mesmo amor e dedicação”, conclui a moradora da casa mais natalina de Foz do Iguaçu.

A Casa do Natal
Endereço: Avenida Pedro Basso, 370, Polo Centro
Visitação gratuita: 24 horas
Redes sociais: @acasadonatal


Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.