Guatá Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Centro de monitoramento em Assunção terá imagens das principais áreas de fronteira

Fronteira

De olho na fronteira

Centro de monitoramento em Assunção terá imagens das principais áreas de fronteira

Centro de monitoramento em Assunção terá imagens das principais áreas de fronteira, inclusive a Ponte da Amizade.

2 min de leitura
Monitoramento acompanha a movimentação nas fronteiras em 74 câmeras. O presidente Mario Abdo Benítez participou da inauguração.(Foto: Presidência do Paraguai)

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O governo do Paraguai inaugurou nesta terça-feira, 11, em Assunção, uma sala de monitoramento da Unidade Interinstitucional para a Prevenção, Combate e Repressão ao Contrabando (UIC), informou a agência de notícias IP.

O monitoramento será feito com 74 câmaras, das quais 11 móveis, instaladas em pontos estratégicos da fronteira, como a Ponte da Amizade, Puerto Índio (Alto Paraná), Itá Enramada (Assunção) e Puerto Falcón (Presidente Hayes).

O uso desse sistema será tanto para fazer frente ao contrabando como também à corrupção, disse o ministro Emílio Fuster, responsável pela UIC, que é integrada pela Polícia Nacional, Forças Armadas, Coordenação Operacional de Investigação Aduaneira e Direção Nacional de Aduanas.

“Como assinalou o presidente da República, a determinação é clara, proteger o produtor e industrial nacionais, proteger o emprego de nossa gente. Porque o contrabando é o que gera o desemprego, ao produzir uma espécie de competição desleal com o produtor e o industrial”, disse Fúster.

O investimento no novo sistema foi de aproximadamente 112 milhões de guaranis, o equivalente a R$ 87 mil.

Fúster disse que, em relação ao contrabando que é feito durante esta pandemia de covid-19, com as fronteiras fechadas, os controles continuarão “por céu, mar e terra”.

Segundo ele, “como todos os delitos, o contrabando não para. Sabemos que está arraigado no Paraguai e é impossível mudar em um ano e oito meses esses 200 anos de cultura”, disse.

Gabou-se, no entanto, disse o jornal Última Hora, de que em sua gestão conseguiu-se um recorde de apreensões de mercadorias ilegais (Fúster assumiu a UIC em outubro de 2018).

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.
Assuntos