Comunidade árabe em Foz realiza ato de solidariedade ao povo palestino

As bandeiras do Brasil e da Palestina foram projetadas na cúpula da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab.

Em ato público nessa sexta-feira, 14, a comunidade árabe em Foz do Iguaçu prestou solidariedade ao povo palestino e condenou os ataques militares promovidos por Israel. Foram projetadas, na cúpula da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, as bandeiras do Brasil e da Palestina, além de mensagens de apoio.

Devido à pandemia, não houve público no evento, organizado pelo Centro Cultural Beneficente Islâmico (CCBI) e pela Sociedade Árabe Palestina Brasileira, as duas de Foz do Iguaçu. A iniciativa somou-se à agenda que ocorre em várias cidades brasileiras em apoio à Palestina.

Em nota, o CCBI expressou “imenso pesar pelo tratamento bárbaro e desumano infligido às centenas de famílias palestinas que têm, ali, o seu lar”. O comunicado da comunidade árabe palestino-brasileira em Foz do Iguaçu diz ser “dever de todo ser humano – e de todo governante – repudiar o massacre sem sentido, fruto da opressão incessante”.

Há vários dias, o Exército israelense promove repressão a palestinos em Jerusalém,  que foi sucedida de bombardeios contra a Faixa de Gaza e outras operações bélicas, intensificadas nesta semana. Em resposta, são lançados foguetes contra o território de Israel.

A desproporção do emprego de forças é enorme, favorável aos israelenses. A Federação Árabe Palestina do Brasil classifica os acontecimentos como “ações de Israel de limpeza étnica na Palestina” e acusa o governo de premeditar a violência para ampliar seus domínios.

Os atos de solidariedade ao povo palestino no Brasil seguem neste sábado, 15, para relembrar o Dia da Nakba, ou tragédia, em árabe. A data remete à autoproclamação de Israel como Estado e à consequente expulsão da população palestina, a partir de 1948.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.