No próximo domingo, a Ponte Tancredo Neves completará 30 anos unindo Brasil e Argentina. Sua inauguração, em 29 de novembro de 1985, escreveu um novo capítulo na história dos dois países. A vida aqui era uma antes da obra. Depois dela, os caminhos de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú ganharam novos contornos, para o bem ou para o mal de alguns e de muitos.
Antes era um vaivém de embarcações para levar brasileiros e argentinos pelo Rio Iguaçu. Barcos, balsas, barcaças e até mesmo jangadas eram usados na travessia de pessoas e automóveis de uma cidade a outra da fronteira. Gente chegando para ficar. Gente que chegava apenas para dar um pulo no comércio. Gente somente pegando um atalho para um destino qualquer.
Hoje, três décadas após os primeiros veículos passarem sobre a pista, o H2FOZ lançou a ideia de fazer uma matéria sobre o aniversário da trintona. Mas logo ficou evidente que a história da ponte é tão dinâmica quanto nossa fronteira. O assunto rendeu e foi assumido o desafio de resgatar memórias e fazer uma releitura dos fatos que marcaram o empreendimento.
A produção é um trabalho conjunto dos profissionais de diferentes áreas: Alexandre Palmar, Denise Paro, Douglas Furiatti, Francisco Amarilla, Francisco Insfran Ruivo, Guilherme Wojciechowski, Jorge Pegoraro, Lucas Marcoviz, Luciano Wexell Severo, Marcos Labanca, Paulo Bogler e Ronildo Pimentel.
Também marca a estreia da parceria entre o H2FOZ e a Rádio Transamérica. Além de ocupar as páginas do portal, o conteúdo será levado ao ar nos programas Front e Histórias & Memórias deste fim de semana. A série encerrará no domingo, com um vídeo especial sobre os 30 anos da Ponte Tancredo Neves (o vídeo ficará pronto em dezembro).
Boa leitura!
_______________________________________________________
ESPECIAL PONTE TANCREDO NEVES – 30 ANOS
Quinta-feira, 26/11/2015
Olhares sobre os 30 anos da Ponte Tancredo Neves
Integração dos povos, exclusão dos pobres
Brasil e Argentina: mais semelhanças que diferenças
Operários lembram histórias da construção da ponte
A história da ponte vista pelas páginas do Nosso Tempo
__________________________________
Sexta-feira, 27/11/2015
Bomba atômica, local, aduanas e desenvolvimento
Puerto Iguazú, uma vizinha sedutora
Ponte Tancredo Neves, 1985: problemas de ontem e de hoje
Sonhos, desejos e busca pela descoberta
__________________________________
Sábado, 28/11/2015
Brasil-Argentina: tudo nos une e nada nos separa
Uma ponte de transformação, por Ronildo Pimentel
O balanço sucessivo da Ponte Tancredo Neves
Oscar Alliana, um hermano brasileiro
__________________________________
Domingo, 29/11/2015
A travessia, o bondinho, o acidente e a enchente sob o olhar de Joel Petrovski
Comentários estão fechados.