Estampa garante cor na decoração e na moda

Apostar em estampas é uma forma de mudar completamente o look, a decoração de um cômodo e até mesmo produtos de usos diário, de forma simples e rápida. Todo ano, em cada estação, diferentes tendências no mundo da estamparia dominam muitos setores.

No design de interiores, por exemplo, quadros e papéis de parede aparecem com pinturas e desenhos abstratos, ao passo que, na moda, o animal print ressurge com força durante o outono de 2021 – desde o street style até a moda praia.

E é um fato: as estampas estão aparecendo nos mais diversos segmentos. Hoje em dia, até mesmo produtos pets, como coleiras, ganham ar mais divertido com ilustrações do tipo.

Compreender como utilizá-las em diferentes contextos, além de estar por dentro das tendências de cada setor, é uma forma de aproveitar a moda de maneira consciente, a fim de investir em itens que serão usados por bastante tempo. 

Estampa na moda

Poá é uma das tendências em estamparia na moda (Foto: Nagy Arnold/Unsplash)

Se nos últimos anos onças e zebras dominaram a estamparia de peças de vestuário, a imitação de pele de cobra pode ganhar destaque nos próximos meses, principalmente em tecidos de sapatos e bolsas. Ideal para tornar o look mais sofisticado, essa padronização específica tende a trazer mais seriedade às peças. 

Já outro estilo que cresce cada vez mais, ganhando espaço em itens de praia e na moda fitness, é o tie dye. Diferente da primeira opção, essa estampa possui um ar mais divertido, tendo sido popularizada na década de 1970 pelo movimento hippie. Hoje em dia é uma escolha estratégia para estampar peças como biquínis e leggings estampadas.

Por fim, assim como o animal print de cobra, um estilo que também traz sofisticação é o poá. Estampa clássica, popular na década de 1950, tem retornado, cada vez mais, aos looks de hoje. Porém, o padrão não pesa o visual, deixando-o mais sério. As bolinhas do poá tendem a combinar com um ar mais romântico e delicado, também sendo usadas em looks básicos do dia a dia.

Tendências de estampas para decoração

Estampas da natureza se combinam com listras na decoração (Foto: Anwar Hakim/Unsplash)

Muitas vezes, tendências da moda dominam diversos setores de design – inclusive a decoração de interiores. Porém, por se tratarem de contextos diferentes, que servem para propósitos distintos, é necessário uma adaptação, a fim de encaixar o estilo da melhor forma possível em cada cenário.

Com a estampa não é diferente. Um exemplo são ilustrações com elementos da natureza – como animal print, flores, folhas e frutas. É uma opção que marcou tanto a decoração, quanto as roupas, mas de formas específicas. Para a casa, o estilo pode ser observado em quadros de folhas, além de papéis de parede que trazem estampas de cactos e flores de cores mais básicas. 

A estampa geométrica também é uma alternativa em alta na decoração. Além de quadros de arte, o padrão é recorrente em pinturas na parede e em tecidos de almofada. A coloração pode ser diversa, porém, de maneira geral, a estampa costuma acompanhar cores mais sóbrias – como preto, branco e cinza – com toques de tons chamativos. O contraponto com o amarelo tem se mostrado uma tendência.

Em oposição à frieza e à exatidão da figura geométrica, o estilo abstrato também dominou a estamparia de muitos designs. Nesse caso, o foco vai para almofadas e quadros – deixando papéis de parede para padrões mais simples. As cores também variam, podendo ir desde laranja claro, rosa até o terracota.

 

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.