Rádio Clube
H2FOZ
Início » Geral » Foz do Iguaçu lidera ranking nacional de trabalhadores no exterior; veja infográficos

Geral

Censo 2022

Foz do Iguaçu lidera ranking nacional de trabalhadores no exterior; veja infográficos

Quase quatro mil pessoas atravessam diariamente as pontes internacionais, conforme dados do IBGE baseados no Censo 2022.

2 min de leitura
Foz do Iguaçu lidera ranking nacional de trabalhadores no exterior; veja infográficos
Um dos foragidos foi entregue na aduana da Ponte da Amizade Foto: Marcos Labanca

Quase quatro mil moradores de Foz do Iguaçu cruzam diariamente a Ponte da Amizade para trabalhar no Paraguai ou a Ponte da Fraternidade para atuar na Argentina, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseados no Censo 2022. Em números absolutos, a cidade lidera o ranking entre os 5.570 municípios brasileiros, com 3.706 pessoas nessa condição.

LEIA TAMBÉM: Furtos aumentam 14,8% e roubos sobem 3,2% em Foz do Iguaçu; veja o mapa da violência

Foz aparece quase com o dobro de pessoas à frente da segunda colocada nesse quesito: Sant’Ana do Livramento (RS), que registra 1.900 pessoas. Ainda surgem nas cinco primeiras colocações Tabatinga (AM), com 978; Ponta Porã (MS), com 850; e Chuí (RS), com 661.

O contingente que trabalha fora do país — em sua maioria no Paraguai — corresponde a 3,2% da população local. Em termos percentuais, Foz fica atrás de outras cidades fronteiriças, na lista liderada por Chuí (RS). Isso porque na cidade gaúcha, 27,5% de sua população atua no Uruguai, país com o qual faz fronteira.

Publicidade

Outras cidades que apresentam índices superiores nesse quesito são: Sant’Ana do Livramento (RS), Barra do Quaraí (RS), Tabatinga (AM), Assis Brasil (AC), Epitaciolândia (AC), Sete Quedas (MS), Coronel Sapucaia (MS), Quaraí (RS), Aceguá (RS), Paranhos (MS), Bonfim (RR) e Jaguarão (RS).

Quanto ao deslocamento desses trabalhadores, 60,4% utilizam automóveis para cruzar a fronteira, 25,6% optam por motos — sendo 6,9% deles usuários de mototáxi. Ademais, quase 15% afirmaram ao Censo passar pelo menos uma hora no trajeto entre a residência e o trabalho. Além disso, o levantamento mostra que 2.326 moradores de Foz trabalham em outros municípios brasileiros, o que representa 2% da população local.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Vacy Álvaro

    Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.