Rádio Clube
H2FOZ
Início » Geral » Usina de Itaipu fecha vertedouro após 11 dias de escoamento

Geral

Usina de Itaipu fecha vertedouro após 11 dias de escoamento

Abertura foi necessária para dar vazão ao excedente de água no lago; fluxo nos rios da fronteira está retornando aos patamares normais.

2 min de leitura
Usina de Itaipu fecha vertedouro após 11 dias de escoamento
Com o fechamento, água volta a passar apenas pelos condutos forçados das turbinas. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional (Arquivo)

Itaipu Binacional anunciou, para este domingo (12), o fechamento total do vertedouro da barragem, após onze dias de escoamento do excedente de água no lago de Itaipu. Com as calhas fechadas, o fluxo do Rio Paraná volta a passar integralmente pelas turbinas.

Leia também:
Itaipu troca de calha aberta no vertedouro – veja as imagens
Energia produzida por Itaipu já supera o total de 2022

Publicidade

Segundo o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, “a usina operou o vertedouro de forma a garantir a segurança da barragem e contribuir para mitigar o impacto das cheias na fronteira com o Paraguai, parte mais afetada pelas chuvas”.

A abertura das comportas, por exemplo, foi feita em paralelo à redução da cheia do Rio Iguaçu. Em seu auge, o afluente chegou a represar parcialmente o Rio Paraná no trecho entre o Marco das Três Fronteiras e a Ponte da Amizade, afetando cerca de 500 residências na margem paraguaia do Paranazão.

O trabalho foi monitorado pela Comissão Especial de Cheias (CEC), grupo formado por profissionais brasileiros e paraguaios, de diferentes áreas de Itaipu, encarregado de adotar estratégias para o controle da situação.

Calha da direita (conforme o fluxo do rio) exige menos volume de água para garantir o vertimento com segurança. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Na sexta-feira (10), Itaipu trocou de calha para diminuir a vazão do vertedouro. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

Não há previsão de nova data para a reabertura do vertedouro, que é acionado somente quando há água em excesso no lago de Itaipu. Em 2023, as comportas foram abertas em três ocasiões, tendo como parâmetro a garantia da segurança da estrutura.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.