O itinerário: mais mulheres ao volante. A Viação Santa Clara (Visac) contratou oito novas motoristas formadas na edição especial do projeto Desenvolvendo Condutoras, iniciativa dedicada exclusivamente à capacitação de mulheres interessadas em ingressar no transporte coletivo.
Realizada em parceria com o Sest/Senat e a Autoescola Debrito, a formação reuniu aulas teóricas e práticas, preparando as participantes para atuar profissionalmente como motoristas de ônibus. Após o curso, as condutoras passaram por avaliações com instrutores da Visac e foram aprovadas para integrar a equipe operacional da empresa.
“Comecei o curso apenas como aprendizado, sem imaginar que poderia me tornar colaboradora da empresa”, relatou uma das novas motoristas, Ivanilda da Silva Mongelos. Para ela, a oportunidade irá transformar sua vida profissional.
A cada aula, segundo ela, crescia a expectativa de conquistar a carteira assinada e deixar a informalidade. “Agora, tenho estabilidade e trabalho com o que amo: dirigir.”
Eliana Claudia da Silva Tizato iniciou a formação já com o desejo de ser contratada. “Desde o início, eu tinha esperança de ser motorista da Visac. A experiência tem sido transformadora e muito positiva. Fiquei impressionada com tanta empatia e coleguismo. Digo que a empresa está dando um verdadeiro ‘up’ na minha vida.”
Mulheres motoristas
Desde a criação, o projeto Desenvolvendo Condutores já qualificou 170 motoristas. Nesta turma especial voltada às mulheres, 20 alunas concluíram o curso: oito foram imediatamente contratadas pela Visac, e as demais estão em processo de atualização da Carteira Nacional de Habilitação para a categoria profissional.
A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a inclusão e a valorização da mulher no transporte coletivo, abrindo portas para novas profissionais assumirem o volante em um setor historicamente masculino.
Mais informações: www.visac.com.br | @visac_foz
(Com informações da assessoria)


