Nenhum minuto de paz: tem novo golpe com o Pix na praça

Farsantes se passam por gerente de banco para tirar dinheiro das pessoas - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Procon orienta sobre a artimanha no sistema que permite pagamentos e operações bancárias via celular; uma vítima perdeu R$ 20 mil.

Um novo golpe envolvendo o Pix preocupa as autoridades no Paraná. Desta vez, golpista se passa por gerente de banco e pede que a vítima faça transferências financeiras para “testes” em sua conta, alerta o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR).

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Segundo o órgão, essa nova fraude com o Pix, que permite pagamentos e operações bancárias via celular, já fez uma vítima em uma cidade paranaense, que perdeu R$ 20 mil. Trata-se de uma empresária que foi contata pelo celular.

“Uma pessoa afirmava ser o gerente do banco e que havia um problema no seu Pix. Ele pediu que essa empresária fizesse duas transferências”, descreveu Claudia Silvano, coordenadora do Procon. A empresária fez o solicitado e perdeu o dinheiro.

Nesse novo golpe, chama a atenção do órgão de defesa do consumidor que o golpista tenha informações sobre os dados bancários. O farsante “que se fez passar pelo gerente do banco sabia até o nome do gerente oficial da conta da cliente”, disse Claudia.

Quem aplica fraudes e golpes usa estratégias para obter informações confidenciais das pessoas. “Assim, achando que está falando com alguém confiável, a pessoa acaba passando seus dados, endereço, número do CPF e até o nome do gerente da conta bancária”, reforçou a Agência Estadual de Notícias.

Prevenção e cuidados são necessários para evitar cair em falcatruas. É preciso saber sempre que “o banco não entra em contato fazendo esse tipo de abordagem. Ou se entrar em contato, o cidadão deve ter em mente que deve conhecer bem essa pessoa e já ter um relacionamento anterior”, orientou Claudia Silvano.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.