Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Prefeitura quer gerar renda com artesanato em Foz do Iguaçu

Geral

Prefeitura quer gerar renda com artesanato em Foz do Iguaçu

Projeto voltado a pessoas em vulnerabilidade social, beneficiárias do Bolsa Família, une as secretarias de Assistência Social e Turismo.

2 min de leitura
Prefeitura quer gerar renda com artesanato em Foz do Iguaçu
Projeto prevê oficinas e apoio à comercialização dos produtos – foto ilustrativa: Freepik
Publicidade

A prefeitura pretende promover renda por meio do artesanato em Foz do Iguaçu. O projeto prevê como público-alvo pessoas em vulnerabilidade social, principalmente beneficiárias do Bolsa Família.

As secretarias municipais de Assistência Social e de Turismo estão unidas na elaboração da proposta. A iniciativa foi denominada Programa Intersetorial de Qualificação Profissional em Souvenirs para Beneficiários do Bolsa Família.

Publicidade

A proposta consiste na capacitação em técnicas artesanais com a identidade cultural de Foz do Iguaçu. A intenção é criar condições para o desenvolvimento socioeconômico de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Renda com artesanato

O projeto que está sendo desenhado prevê oficinas práticas, acompanhamento técnico e apoio à comercialização dos produtos em pontos turísticos e eventos culturais da cidade. A venda de artesanatos, por sua vez, costuma ser o maior desafio dos produtores.

A intenção é realizar capacitações em espaços comunitários, culturais e de atendimentos sociais. Entre os conteúdos, desde técnicas artesanais e manuais, como bordado, cerâmica e pintura, até informações sobre preço e identidade visual.

Publicidade

“Está prevista ainda a criação de um selo com identidade local para os produtos confeccionados”, frisa a prefeitura. E a estruturação de canais permanentes de venda em feiras, centros de atendimento ao turista e pontos colaborativos de comercialização.

Na fase atual, a Secretaria de Assistência Social avalia mecanismos de incentivo à participação regular no programa e o perfil das famílias a serem priorizadas.

Publicidade

A geração de renda e a inclusão, diz a prefeitura, visam ao fortalecimento da rede de proteção social. Bem como miram a “construção de alternativas sustentáveis para a superação da pobreza e promoção da cidadania.”

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Paulo Bogler

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ.