Rádio Clube
H2FOZ
Início » Geral » Sindicatos pedem a permanência do MP do Trabalho em Foz do Iguaçu

Geral

Sindicatos pedem a permanência do MP do Trabalho em Foz do Iguaçu

Entidades afirmam que a ausência do órgão reduziria a proteção de trabalhadores e a fiscalização.

3 min de leitura
Sindicatos pedem a permanência do MP do Trabalho em Foz do Iguaçu
Representantes de categorias presenciais em reunião com o procurador-chefe do MPT-PR – foto: divulgação

Representantes de sindicatos em Foz do Iguaçu pedem a permanência do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) em Foz do Iguaçu. As lideranças participaram de reunião no último dia 21, na sede da procuradoria, durante a qual levantaram problemas do eventual fechamento da unidade no município.

Ministério Público do Trabalho anuncia fechamento da unidade em Foz
Câmara reforça manutenção do Ministério Público do Trabalho em Foz

Publicidade

Ao longo do diálogo, as perguntas foram respondidas pelo procurador-chefe do MPT-PR, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, pela procuradora do Trabalho Cláudia Honório e pelo procurador do Trabalho Fabrício Gonçalves de Oliveira.

Participaram da reunião dirigentes de sindicatos de trabalhadores de categorias como rodoviários, de turismo e hospitalidade, servidores públicos, bancários, construção civil e profissionais da saúde. E também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Foz) e gestores públicos.

O MPT-PR expôs questões como custos para manutenção da unidade em Foz do Iguaçu. Já os representantes dos trabalhadores expuseram o sério prejuízo às demandas laborais e à fiscalização do cumprimento da legislação, inclusive pela especificidade da região.

Mundo do trabalho

Os sindicatos lançaram uma carta aberta para a comunidade. No texto, argumentam que o fechamento do MPT-PR representaria “a perda de uma instituição que tem sido um refúgio para os trabalhadores que buscam justiça e proteção contra as violações constantes de seus direitos”.

O MPT-PR informou que a reunião foi para explicar detalhes de como se dará o processo do que chamou de redimensionamento, além de esclarecer as dúvidas. “Os cidadãos de Foz do Iguaçu não ficarão desassistidos, pois serão atendidos pelos procuradores lotados nas unidades da região, que realizarão deslocamentos sempre que necessário”, reportou.

Sindicatos de Foz

As lideranças sindicais seguem com os contatos e articulações na intenção de manter a representação do órgão trabalhista na cidade, que poderia atuar em um espaço cedido por instituições, sugerem. O atendimento somente digital é insuficiente.

Além disso, parlamentares estatuais e federais também estão sendo acionados para reforçar o pedido dos sindicatos da cidade.

Na Câmara

A Câmara de Vereadores reforçou o pedido pela manutenção do Ministério Público do Trabalho em Foz do Iguaçu. O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Debrito (PL), recebeu membros do Judiciário preocupados com o fechamento da unidade.

Debrito referendou o compromisso da Casa de Leis com o órgão do trabalho. “A Câmara, juntamente com seus pares, apoia a permanência desse órgão aqui em Foz do Iguaçu”, enfatizou.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.