H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta
Tivemos paciência. Desde cedo o H2FOZ acompanhou a trajetória do sol, as nuvens que iam e vinham e, principalmente, a elevação progressiva da temperatura.
Às 6h, antes mesmo de o sol nascer, já fazia 24 graus, uma boa temperatura para uma estação amena, como deveria ser a primavera – ou o outono, nos dias melhores. Mas não de manhãzinha.
Foi subindo, subindo, e ao meio-dia fazia 35 graus. Ou, como grafaremos daqui pra frente, 35°C.
Chegaria aos 44°C previstos pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o que faria desta quinta-feira, 1º, o dia mais quente da história de Foz?
Relembre: Você acha que faz calor? Então, prepare-se: amanhã teremos o dia mais quente da história!
Claro que a gente fez a ressalva, veja na matéria do link.
Dos cinco sites que consultamos antes de divulgar a previsão, apenas o Inmet batia nos 44°C (veja a ilustração). Havia previsão de máximas de 37, 38, 40 e 41°C.
O Inmet foi o que passou mais longe. Felizmente! Às 14h, consultamos a temperatura nos sites Climatempo e AccuWeather: 39°C.
Às 15h, voltamos a consultar: 39°C. Era a mesma previsão das 14h.
É que ambos os serviços recolheram a informação de suas estações meteorológicas nesse horário, e não foi atualizada.
Mais um serviço na lista
Como às 16h ainda continuava em 39°C, apelamos para um quinto serviço de meteorologia, o da Sonar. Não deu outra: “atualizado há 10 minutos”, o portal informava que a temperatura em Foz estava cravada em 40°C.
Durante períodos de calor, como vivemos, a parte mais quente do dia é geralmente entre 15h e 16h30, dependendo da cobertura de nuvens e da velocidade do vento.
Então, uma salva de palmas para o AccuWeather, único a acertar na mosca.
Alerta para umidade baixa
O Inmet não acertou nos 44°C, mas em seu site divulga um alerta importante: a baixa umidade do ar, em Foz do Iguaçu, indica perigo para a saúde.
O alerta, que começou às 13h desta quinta-feira, diz que a umidade relativa do ar está variando, nesta tarde, entre 20% e 12%.
Avisa o Inmet: “risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”.
Recomendações: beba bastante líquido; atividades físicas não são recomendadas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Só pra lembrar, umidade tão baixa assim só ocorre, normalmente, no deserto do Saara, onde chove por ano entre 30 e 100 milímetros.
E também no deserto do Atacama, no Chile, o mais quente e seco do mundo. Depois de séculos, chegou a chover no Atacama, em novembro de 2018. A chuva provocou a extinção de 16 espécies diferentes de micróbios antigos, o que é péssimo para a vida natural da região.
Final de semana
Pois é, e o calorão, somado à umidade relativa do ar muito baixa, prossegue nesta sexta-feira, 2.
O Inmet insiste que a máxima será de 44°C. Até a mínima prevista já é de um bom dia de calor: 28°C.
Simepar: mínima de 20 e máxima de 37°C.
AccuWeather: igual à previsão desta quinta, mínima de 23°C e máxima de 40°C.
Climatempo: mínima de 24 e máxima de 41°C.
CPTEC/Inpe: mínima de 22°C e máxima de 38.
As temperaturas acima – e até bem acima de 30°C, quase sempre perto dos 40°C – prosseguem no sábado, no domingo, na segunda… Por toda a semana que vem.
O AccuWeather costuma dar a caracteristica do tempo: nos próximos dias, temperatura “muito quente”. No domingo, 4, “sol abrasador”.
Quanto às chuvas, só o Climatempo prevê pancadas na sexta e no sábado, à noite. Provavelmente do tipo que ocorreu na terça-feira, 29: uma chuva tão rala e tão rápida que até quem viu não acreditou.
Chuvas semelhantes são previstas pelo CPTEC/Inpe, a partir de quinta-feira.
Pro AccuWeather e Simepar, simplesmente não vai chover por um loooongo período.
Comentários estão fechados.