Terremoto surpreende moradores de cidades do Paraguai

Epicentro foi na região do Chaco, a 10 quilômetros de profundidade. Gráfico: EarthQuakeTrack.com.

Um terremoto de baixa intensidade pegou de surpresa moradores de Assunção e municípios do Chaco e da região central do Paraguai na noite dessa quarta-feira (30), por volta das 21h (22h, no horário de Brasília).

O fenômeno, que alcançou pontuação de 3.5 na Escala Richter, não chegou a provocar danos. Momentos antes, tremores mais fortes, possivelmente relacionados, foram registrados no Chile e no Norte da Argentina.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O epicentro no Paraguai, a dez quilômetros de profundidade, foi na região de Presidente Hayes. O Departamento de Sismologia da Universidade Nacional de Assunção (UNA) confirmou a ocorrência, considerada rara no país.

Relatos publicados nas redes sociais dão conta de que moradores dos andares mais altos dos prédios sentiram o tremor com maior intensidade, com objetos balançando ou caindo.

Além da capital e de parte do Chaco, o sismo foi sentido em cidades como Lambaré, Fernando de la Mora e Capiatá, localizada no entorno de Assunção. Em Ciudad del Este e municípios vizinhos, o fenômeno não foi percebido.

Gráfico com sinalização do epicentro e percepção de impacto. Fonte: earthquake.usgs.gov.

Conforme a UNA, o último registro de atividade sísmica relevante no Paraguai, também sem danos, foi no dia 26 de dezembro de 2020, na localidade de San Patricio, Região Sul do país.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.