O aplicativo 190 PR segue avançando como o principal canal para acionar a Polícia Militar do Paraná (PMPR). A ferramenta evoluiu como um portal digital para o cidadão, atendendo desde ao incômodo do som alto até casos de violência doméstica.
Os números comprovam o crescimento e a importância dessa tecnologia para a segurança dos paranaenses. Desde que foi lançado, em 2018, o app 190 PR deu origem a 412.277 atendimentos. A comparação é nítida:
- 1.100 registros em seu ano de lançamento;
- 93.155 atendimentos em 2024.
Em 2025, o aplicativo já soma 51.254 chamados no primeiro semestre, o que indica a tendência de alta. Uma das vantagens é a agilidade, já que, ao abrir um chamado, o app utiliza o GPS do celular para enviar a localização exata à viatura mais próxima.
“Com a ferramenta, estamos entregando não só uma resposta mais rápida, mas construindo uma relação de confiança e transparência com cada paranaense”, avalia o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
Por atendimentos, os principais acionamentos via 190 PR são:
- perturbação do trabalho ou sossego: 332.489;
- sinistros de trânsito: 12.572;
- violência doméstica: 9.127 — muitas ligadas ao Botão do Pânico Virtual;
- segurança escolar: 2.391 atendimentos;
- ocorrências diversas: 36.603.
App 190
As ocorrências recebidas pelo aplicativo, assim como no atendimento telefônico via 190, são triadas com base em critérios técnicos de prioridade e gravidade. O app 190 é gratuito, baixado na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS).
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)