Campeão olímpico pela seleção brasileira de vôlei, o ex-jogador Giba participa em Foz do Iguaçu da abertura dos Jogos Escolares do Paraná (JEP). O evento acontece nesta sexta-feira, 11, às 19h30, no Centro de Convenções.
A etapa final do torneio, para estudantes de 15 a 17 anos, recebe na cidade 6,3 mil participantes, entre atletas e comissões técnicas. Eles representam 739 escolas, 531 públicas e 208 particulares, de mais de 200 municípios.
Somadas as fases regionais e macrorregionais, já são mais de 61 mil atendimentos dos JEP em 2025. As disputas envolvem as modalidades de atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, parabadminton, basquetebol, bocha adaptada, futsal, ginástica rítmica, ginástica rítmica paradesportiva, handebol, judô, natação, taekwondo, parataekwondo, tênis de mesa, wrestling, vôlei de praia, vôlei, xadrez e xadrez paradesportivo.
Giba em Foz do Iguaçu
“A expectativa é enorme”, afirma a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon. “A prefeitura, o Núcleo Regional de Educação e o Governo do Estado estão unidos para fazer mais um evento de excelência em Foz do Iguaçu.”
Secretário municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade, Antônio Sapia, destaca a presença de milhares de jovens atletas em Foz do Iguaçu. “Sabemos da importância dos Jeps não apenas como competição, mas como política pública de formação.”
Os campeões dessa fase garantirão vaga para representar o Paraná nos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). As competições serão em setembro em Brasília (DF).
A final dos JEP para a faixa etária de 12 a 14 anos acontecerá entre os dias 1.º e 9 de agosto, no município de Toledo, no Oeste.
Os JEP são promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte, com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Secretaria da Educação (Seed) e dos núcleos regionais de Educação. Acompanhe aqui os resultados.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)