O Paraná tem cinco cidades entre as 20 melhores do país em tratamento de água e esgoto, e Foz do Iguaçu lidera no estado. A Sanepar empregou R$ 8,8 bilhões em investimentos nos sistemas de água e esgoto dos municípios, de 2019 a 2024.
O top é o 17.º Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil. Para o governo estadual, o resultado reflete investimentos, por meio da companhia, que resultam em qualidade de vida para as cidades.
Os municípios paranaenses em destaque no levantamento nacional são:
- Foz do Iguaçu: 10.º lugar — primeiro do Paraná;
- Ponta Grossa: 13.º;
- Maringá: 14.º;
- Curitiba: 18.º;
- Londrina: 19.º.
“Com investimentos previstos de R$ 11,8 bilhões até 2029, o objetivo é tornar o Paraná o primeiro estado brasileiro a ter o saneamento universalizado”, expõe o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. E agregou dizendo que a meta é “transformar o saneamento em prioridade nas políticas públicas, com foco em resultados concretos para a população”.
Água e esgoto
O resultado é um reconhecimento ao alto desempenho dos serviços realizados pela Sanepar, frisa o Governo do Paraná. A instituição é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto.
Foz do Iguaçu atingiu 99,31% de abastecimento e 90,66% no esgotamento, segundo o Instituto Trata Brasil. Os resultados das cidades paranaenses superam os das médias nacionais.
Conforme o ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com a consultoria GO Associados, Curitiba foi classificada como a terceira melhor capital brasileira, atrás apenas de Goiânia (GO) e São Paulo (SP).
Presente em 345 municípios paranaenses, a Sanepar é responsável por um dos maiores programas de saneamento do país. Atualmente, 100% da população atendida pela companhia tem acesso à água tratada e mais de 81% têm coleta de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)