Saiu o edital do estado para o concurso público da saúde com mais de 600 vagas. O certame n.º 265/2025-DRH/SEAP é para o quadro da Secretaria da Saúde (Sesa).
O edital estava previsto para janeiro, mas foi antecipado. Ao todo, serão 641 vagas destinadas para o quadro próprio de servidores da secretaria, que é um órgão do Governo do Paraná.
A seleção é a primeira para o quadro da saúde desde 2016. Nos últimos meses, a Sesa também publicou uma série de resoluções que oficializaram 4,5 mil promoções e progressões dos servidores — até o fim do ano, outros 400 devem ser contemplados.
“Precisamos fortalecer nossas equipes e ampliar a capacidade de atendimento à população”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto. “Com esse concurso, abrimos oportunidades para que novos talentos ingressem no serviço público e contribuam para uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada.”
Concurso público da saúde
Das 641 vagas, 325 são para promotor de saúde profissional. Estão incluídos nessa modalidade os seguintes profissionais: administrador, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, biólogo, biomédico, contador, economista, enfermeiro, engenheiro-agrônomo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, médico, médico hematologista, médico do trabalho, médico psiquiatra, médico-veterinário, nutricionista, psicólogo e odontólogo.
As outras 316 vagas são distribuídas entre técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico de segurança do trabalho.
A Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) realizará o concurso público da saúde. A prova objetiva está prevista para 29 de março de 2026. A SEAP orienta os interessados a acompanharem as etapas no site da Fafipa.
As inscrições permanecerão abertas entre 14 de janeiro e 12 de fevereiro de 2026. Haverá provas em sete cidades: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama — o candidato deverá escolher uma na inscrição.
Os aprovados irão receber o vencimento básico acrescido de gratificação de atividade de saúde e auxílio-alimentação.


