Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Conferência estadual em Foz discute fortalecimento da assistência social

GovPR

Proteção social

Conferência estadual em Foz discute fortalecimento da assistência social

Evento marca os 20 anos do SUAS, reunindo mais de 500 participantes sob o tema “Construção, proteção social e resistência”.

3 min de leitura
Conferência estadual em Foz discute fortalecimento da assistência social
Evento continua com debates e deliberações - foto: Sedef-PR divulgação
Publicidade


O Governo do Paraná apresentou, nessa terça-feira, 7, as ações estratégicas para fortalecer e modernizar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As iniciativas foram detalhadas durante a abertura da XV Conferência Estadual de Assistência Social, que segue até quinta-feira (9) em Foz do Iguaçu.

O evento, que marca os 20 anos do SUAS, reúne mais de 500 participantes sob o tema “Construção, proteção social e resistência”. As medidas anunciadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), órgão do Governo do Estado, destacam Paraná entre as referências na área e estruturam o avanço das políticas públicas de assistência social.

Publicidade

Entre as propostas está o novo Plano Estadual de Assistência Social, elaborado em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O documento é baseado em diagnóstico técnico das realidades sociais do estado e define metas e indicadores de monitoramento, com foco em eficiência e participação social.

Publicidade

Outro destaque é o Programa CapacitaSUAS, também desenvolvido com a UEM, que oferece formação continuada a trabalhadores e gestores do setor. Os cursos tratam de vigilância socioassistencial, gestão e proteção social, com metodologia descentralizada que alcança todos os municípios paranaenses.

O primeiro curso contou com 1.092 inscritos de 373 municípios; o segundo teve 1.723 participantes de 390 cidades; e o terceiro registrou 1.136 inscritos de 380 municípios.

Publicidade

A terceira frente estratégica é a construção de unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Desde 2023, o estado investiu R$ 169 milhões na implantação de 135 unidades, ampliando o atendimento à população em vulnerabilidade e fortalecendo a rede de proteção social.

Também foi apresentada a ampliação do Programa Agentes da Cidadania, que agora chega a 88 municípios e beneficia jovens de 14 a 24 anos com bolsa mensal de R$ 400. O programa já apresenta resultados expressivos: redução de 87% na evasão escolar e 17,4% dos participantes ingressando no ensino superior, e 40%, no mercado de trabalho.

Publicidade

Assistência social

Durante a abertura, o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou que o Paraná vive um momento de consolidação das políticas de assistência. “Essas ações fortalecem o sistema e aproximam o estado da população, com planejamento técnico, qualificação dos profissionais e ampliação da estrutura física”, afirmou.

A conferência também contou com palestra da pesquisadora e doutora em Serviço Social Abigail Torres, que abordou os 20 anos do SUAS como instrumento de garantia de direitos. Ela realçou a relevância do encontro como espaço de avaliação e definição de prioridades a partir da escuta da população.

A presidente do Conselho Estadual da Assistência Social, Renata Mareziuzek, apresentou indicadores da política estadual e frisou o papel do SUAS na vida dos cidadãos. “O sistema existe para cuidar das pessoas. Ele não é fonte de estatísticas, é fonte de vida”, disse.

A programação segue nesta quarta (8) com debates sobre universalização do acesso, valorização profissional, integração de benefícios, gestão democrática e sustentabilidade financeira. O evento termina na quinta (9), com a votação das propostas que orientarão as políticas de assistência social do Paraná nos próximos anos.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário