A V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres será realizada em Foz do Iguaçu de 29 a 31 de julho. O encontro discutirá avanços e desafios da mulher nas cidades e territórios.
A conferência reunirá gestoras públicas, representantes de conselhos, lideranças sociais e cidadãs de todo o estado. As inscrições estão abertas, realizadas online.
A plenária estadual resulta de conferências municipais e intermunicipais. Além de aprovar diretrizes, elegerá 105 delegadas à fase nacional, em Brasília (DF).
Conferência e políticas para a mulher
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, convoca à participação. “É um espaço de escuta, de conexão e de construção coletiva. Precisamos de políticas públicas que construam um espaço mais alinhado com a realidade das mulheres”, frisa.
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Ivanete Paulino Xavier, avalia que a conferência é um espaço de voz e participação. Especialmente para mulheres que historicamente não têm visibilidade e são silenciadas.
“No Paraná, temos 399 municípios e mais de cinco milhões de mulheres que vivem em diferentes geografias, economias e culturas”, cita. “Nossa diversidade é nossa força, e é hora de unir nossas vozes e ações para construir um mundo mais justo e igualitário para todas.”
Inscrições
A inscrição para a conferência deve ser feita exclusivamente por meio deste link. Ao fazer o cadastramento, cada participante deverá inserir a chave correspondente à sua categoria de participação, sendo:
- delegadas(os): usar chave de inscrição confdel;
- observadoras(es): aplicar a chave confob;
- convidadas(os): chave de participação é confes.
Programação
Sob o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, a V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres terá como programação:
29 de julho
- 7h30: credenciamento e recepção;
- 8h: apresentação cultural com Maria Isabel Pereira Corrêa, seguida da mesa de abertura e das mesas temáticas com debates sobre o fortalecimento institucional dos conselhos, controle social e responsabilidades públicas;
- palestra da Defensoria Pública;
- trabalhos em grupo;
- à tarde: plenária de apresentação de propostas e a leitura da Carta Final do Fórum, com encerramento às 15h40;
- 19h: apresentação cultural;
- 19h30: cerimônia de abertura, com posteriores palestras da secretária Leandre Dal Ponte e da presidente do CEDM, Ivanete Paulino Xavier;
- 21h30: palestra magna sobre o tema central da conferência: “As mulheres, os territórios e as cidades”, com a arquiteta e urbanista internacional May East.
30 de julho
- 8h: programação dedicada à discussão dos eixos transversais e temáticos da conferência;
- grupos de trabalho, elaboração de propostas e sistematização das contribuições;
- encerramento, às 18h.
31 de julho
- 8h30: plenária para deliberação das propostas construídas nos grupos, leitura e votação de moções;
- 15h20: eleição das 105 delegadas que representarão o Paraná na 5.ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)