A partir desta segunda-feira, 5, a rede pública estadual de ensino do Paraná abre matrículas presenciais para estudantes que não confirmaram a vaga durante o processo regular realizado em 2025. Pais e responsáveis devem procurar diretamente as escolas estaduais para efetivar a matrícula.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), essa etapa é destinada exclusivamente ao ensino regular. As matrículas para os cursos da educação profissional terão início no dia 7 de janeiro, também de forma presencial nas unidades escolares, conforme a disponibilidade de vagas.
Segundo o secretário de estado da Educação, Roni Miranda, a medida tem como objetivo assegurar o acesso de todos os estudantes à rede pública. “Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que não conseguiram realizar o procedimento no período regular.”
Matrículas na rede estadual
Para a matrícula, é obrigatória a apresentação de documentação, que inclui:
- comprovante de residência atualizado;
- certidão de nascimento ou documento oficial com foto;
- RG e CPF;
- comprovante de vacinação para menores de 18 anos;
- histórico escolar ou comprovante de escolaridade; e
- laudo médico e documento de tutela ou guarda, quando aplicável.
No caso de rematrícula, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela escola. Toda a documentação entregue presencialmente será digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Seed-PR informa que os estudantes que perderam os prazos iniciais mantêm o direito à vaga na rede estadual, porém podem ser remanejados para outra unidade escolar, conforme a disponibilidade. Atualmente, a rede estadual do Paraná atende mais de um milhão de estudantes em 2.088 escolas em todo o estado.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


