Rádio Clube
H2FOZ
Início » GovPR » Educação abre matrículas para quem perdeu o prazo na rede estadual

GovPR

Ensino público

Educação abre matrículas para quem perdeu o prazo na rede estadual

Pais e responsáveis podem procurar diretamente as escolas, a partir desta segunda-feira 5, para garantir vaga.

2 min de leitura
Educação abre matrículas para quem perdeu o prazo na rede estadual
É preciso comparecer às escolas com a documentação - foto: Lucas Fermin/Seed-PR
Google News iconSiga-nos no Google News

A partir desta segunda-feira, 5, a rede pública estadual de ensino do Paraná abre matrículas presenciais para estudantes que não confirmaram a vaga durante o processo regular realizado em 2025. Pais e responsáveis devem procurar diretamente as escolas estaduais para efetivar a matrícula.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), essa etapa é destinada exclusivamente ao ensino regular. As matrículas para os cursos da educação profissional terão início no dia 7 de janeiro, também de forma presencial nas unidades escolares, conforme a disponibilidade de vagas.

Publicidade

Segundo o secretário de estado da Educação, Roni Miranda, a medida tem como objetivo assegurar o acesso de todos os estudantes à rede pública. “Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que não conseguiram realizar o procedimento no período regular.”

Matrículas na rede estadual

Para a matrícula, é obrigatória a apresentação de documentação, que inclui:

  • comprovante de residência atualizado;
  • certidão de nascimento ou documento oficial com foto;
  • RG e CPF;
  • comprovante de vacinação para menores de 18 anos;
  • histórico escolar ou comprovante de escolaridade; e
  • laudo médico e documento de tutela ou guarda, quando aplicável.

No caso de rematrícula, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela escola. Toda a documentação entregue presencialmente será digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A Seed-PR informa que os estudantes que perderam os prazos iniciais mantêm o direito à vaga na rede estadual, porém podem ser remanejados para outra unidade escolar, conforme a disponibilidade. Atualmente, a rede estadual do Paraná atende mais de um milhão de estudantes em 2.088 escolas em todo o estado.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário