Foz do Iguaçu está entre os municípios contemplados na nova etapa de expansão do programa Olho Vivo, avançado sistema de monitoramento por câmeras voltado à segurança pública. Ao todo, são 70 câmeras inteligentes, das quais 34 já estão preparadas para instalação, e duas, integradas à plataforma de monitoramento estadual.
A iniciativa faz parte da ampliação do sistema no interior do Paraná, que soma 830 equipamentos instalados até o último dia 27. O Governo do Estado trabalha para concluir, até o fim do primeiro trimestre, a implantação das 1,5 mil câmeras previstas nesta fase do programa.
Na Região Oeste, Cascavel lidera o avanço, com 54 dos 84 equipamentos instalados e 50 em funcionamento. Em Guaíra e Umuarama, a instalação atingiu cerca de 50% do previsto. Com a chegada ao Oeste, 21 municípios já receberam ou estão recebendo os dispositivos, levando a implantação geral a 55,3% do total.
Câmeras inteligentes
As câmeras do Olho Vivo utilizam inteligência artificial e análise automática de imagens. O sistema permite o reconhecimento de veículos e pessoas de interesse, além do cruzamento de dados em tempo real.
O programa é operado de forma integrada pelas secretarias estaduais da Segurança Pública e das Cidades, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Olho Vivo faz parte de um investimento estadual estimado em R$ 400 milhões.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


