O TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026 reuniu, em Guarapuava (PR), representantes de Pontos e Pontões de Cultura de todas as regiões do estado. Promovido por meio de parceria entre a sociedade civil e a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), o encontro tem como objetivo central a construção coletiva de diretrizes, políticas públicas e estratégias para o fortalecimento da cultura comunitária e participativa.
Com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, o evento de três dias foi até domingo, 1.º, integradno a etapa preparatória para o 5.º Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPDC) e para a 6.ª Teia Nacional. Cerca de 200 ponteiros e ponteiras participaram, atuantes em diferentes manifestações culturais e territórios do Paraná.
A programação começou com credenciamento, recepção e intervenções artísticas, seguida pela composição da mesa de honra e apresentação cultural. À tarde, foi debatida e aprovada a primeira alteração do regimento do I Fórum Estadual de Pontos de Cultura do Paraná 2026, construída de forma colaborativa pelos participantes.
Segundo a diretora de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da SEEC, Laura Haddad, o evento marca um momento estratégico de reconstrução da Política Nacional de Cultura Viva no Estado. Ela destacou a diversidade e a representatividade dos quase 400 Pontos de Cultura cadastrados no Paraná, refletidas na participação ativa no fórum.
Cultura Viva
TEIA/Fórum promoveu palestras, grupos de trabalho, debates e plenárias organizadas em três eixos centrais: o Plano Nacional Cultura Viva para os próximos dez anos; a governança da política; e a relação entre Cultura Viva, trabalho e sustentabilidade da criação artística. As propostas formuladas serão sistematizadas e encaminhadas para debate em nível nacional.
Além de fortalecer a rede estadual de Pontos e Pontões de Cultura, o encontro busca ampliar a articulação entre iniciativas regionais e municipais, fomentar a gestão compartilhada das políticas culturais e consolidar a Política Estadual de Cultura Viva, em diálogo com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


