Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Foz impulsiona Paraná em viagens de trabalho ao exterior

GovPR

Trânsito fronteiriço

Foz impulsiona Paraná em viagens de trabalho ao exterior

A cidade tem 3,21% dos moradores com local de exercício do trabalho principal em um país estrangeiro; a vizinha Santa Terezinha de Itaipu aparece com 1,84%.

2 min de leitura
Foz impulsiona Paraná em viagens de trabalho ao exterior
Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai - foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade


Foz do Iguaçu impulsiona o Paraná como estado com o maior número de pessoas que viajam para outros países a trabalho. A cidade tem 3,21% dos moradores com local de exercício do trabalho principal em um país estrangeiro; a vizinha Santa Terezinha de Itaipu aparece com 1,84%.

Os dados são de um novo recorte de Censo 2022, que acaba de ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram reunidos pela Agência Estadual de Notícias. O levantamento trata sobre deslocamentos para trabalho e estudo.

Publicidade

O fato de o Paraná fazer fronteira com Argentina e o Paraguai pode explicar o estado ter o maior número do Brasil de trabalhadores que se deslocam do município de residência para outro país a trabalho.

Publicidade

Rio Grande do Sul, com 5,2 mil pessoas que trabalham em outro país, e São Paulo, com 4,3 mil, vêm na sequência. Em todo o Brasil, são 32 mil trabalhadores que cruzam fronteiras por motivos laborais.

Segundo o IBGE, em cinco municípios paranaenses, mais da metade das pessoas trabalhavam fora do seu município de residência. São eles: Fazenda Rio Grande, Campo Magro, Piraquara, Almirante Tamandaré e Sarandi. Todas as cidades estão muito perto de grandes centros urbanos, como Curitiba, no caso das quatro primeiras, e Maringá, da última.

Publicidade

De carro ao trabalho

O meio de transporte mais utilizado pelos paranaenses para deslocar-se ao trabalho é o automóvel, com dois milhões de usuários (44,6%) — terceiro maior percentual do país, atrás de Santa Catarina (48%) e Distrito Federal (45,2%). Em seguida vem ônibus (17%), a pé, (15,7%), motocicleta (12,6%) e bicicleta (5,1%).

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.

    Deixe um comentário