Esforço pela vida ajudou a salvar um bebê em quadro crítico de infecção generalizada, envolvendo o serviço aeromédico do SAMU e a estrutura do Hospital Madre Dio, de São Miguel do Iguaçu, no Oeste. A criança foi atendida na madrugada desta quinta-feira, 10.
A bebê foi levada de helicóptero do Hospital Bom Jesus, em Toledo, para ser internada na UTI pediátrica em São Miguel do Iguaçu. As unidades foram recentemente habilitadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A transferência se deu porque o Madre Dio recebeu reforço nos leitos para atender crianças com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Isso é devido ao aumento dos casos das infecções sazonais com a chegada do frio.
Foram contratados 25 leitos no hospital, para atender à região. Assim, a unidade passou a contar com dez leitos de UTI infantil e 15 de enfermaria. O hospital, sem fins lucrativos, foi construído em 2018.
Helicóptero transporta a bebê
A diretora-técnica do Madre Dio, Cintia Bueno, detalhou a urgência da criança salva. “Como temos o heliponto e o estado da bebê era crítico, a rapidez do deslocamento foi essencial, porque em minutos ela já estava na UTI, e cada minuto faz a diferença”, contou.
Segundo a médica, a paciente estava com sepse e anemia, assim como o pulmão esquerdo se encontrava bastante comprometido. Ela passou por uma transfusão de sangue e já apresenta melhora no quadro.
“A agilidade do transporte aéreo e a estrutura do Hospital Madre de Dio, com heliponto, foram essenciais para oferecer o atendimento que ela precisava”, disse. “Me sinto grata por estar presente e fazer parte de uma equipe que se dedica todos os dias a salvar vidas”, concluiu Cintia.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)