O otimismo marca o setor de turismo no Paraná, revela pesquisa com empresários que atuam no ramo. A Pesquisa Sondagem Empresarial 2024 é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), em parceria com o Sebrae e a Fecomércio.
O levantamento cobre o período de 8 de outubro a 25 de novembro, com respostas de 575 empresas. São segmentos como gastronomia, meios de hospedagem e agências de turismo.
Os resultados evidenciam crescimento do setor e indicam otimismo dos empresários para 2025. Os participantes responderam:
- 36,3% registraram aumento no faturamento em relação a 2023; e
- 63,3% pretendem expandir seus negócios nos próximos seis meses.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, destaca as boas perspectivas. “A maioria das empresas mencionou aumento no faturamento em relação a 2023. Mais de 60% esperam expandir as suas atividades para o próximo ano, demonstrando evolução da atividade”, avaliou.
Para ele, o Paraná atuou visando a fomentar o crescimento e a qualificação do turismo. Os resultados estão disponíveis no Sistema de Inteligência Turística (Situ).
As empresas demonstram solidez no mercado, com 58,7% dos entrevistados apontando que estão em atividade há mais de cinco anos. Além disso, quase 40% informaram não ter colaboradores, sendo administradas apenas pelos sócios ou proprietários.
Turismo no Paraná
A pesquisa contribui para formulação de ações governamentais assertivas. “Como Governo do Estado, é muito importante perceber a reação positiva da iniciativa privada, porque isso nos ajuda a entender as demandas e investimentos que precisam ser feitos”, frisa a diretora de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Setu, Andressa Szekut.
Os empresários que responderam à pesquisa afirmaram que os meses tradicionalmente com maior consumo de serviços são dezembro (52,2%) e janeiro (42,4%). Neste ano, julho também apareceu no topo da lista, com 28,9%.
As empresas apontam que os benefícios do turismo são a movimentação da economia local (85,7%) e a geração de empregos (72,5%). Na hotelaria e pousadas, em 2024, o perfil dos hóspedes é composto, principalmente, por turistas de lazer (45,9%) e turistas de negócios (45,1%).
Ocupação mais alta
O estudo também mostra que houve crescimento na média de ocupação mensal dos hotéis, entre 61% e 70% – no ano passado, era de 51% a 60%. Já o perfil de consumidores das empresas de alimentos e bebidas é formado, na maioria, por moradores locais, turistas de lazer e turistas de negócios.
Nas agências e guias de turismo, os segmentos mais ofertados são o turismo cultural (47,9%), o ecoturismo (41,9%) e o turismo de aventura (31,1%). E 74,3% das empresas que participaram da pesquisa estão registradas no Cadastur, 2% a mais em relação a 2023.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
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