A Polícia Militar do Paraná (PMPR) reforçará o atendimento a turistas estrangeiros durante o verão. Cidades como Foz do Iguaçu, que é um dos destinos mais procurados nas férias, recebem muitos visitantes neste período do ano.
O Verão Maior, ação do Governo do Paraná, também é um dos focos de atenção, com a presença maior da PMPR. O reforço visa a fortalecer o turismo em todo o estado, atividade que gera renda e movimenta a economia.
As ações para ampliar a oferta de suporte aos turistas em diversos idiomas serão intensificadas nas regiões de grande movimento. Neste ano, a corporação conta com policiais com fluência ou habilidade em idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.
Os agentes de segurança são acionados conforme a demanda. “O atendimento em outros idiomas contribui para facilitar a comunicação e ampliar a confiança dos visitantes, oferecendo um serviço policial mais empático e humanizado”, expõe o major Clayton Lima, da Companhia de Atendimento ao Turista do 14.º Batalhão de Polícia Militar, em Foz do Iguaçu.
Atendimento multilinguístico a turistas
A Polícia Militar também utiliza ferramentas de apoio à tradução para auxiliar nas orientações, com foco na clareza das informações e na segurança dos turistas.
No Paraná, além do número 190, os telefones 911 e 112 também funcionam para chamadas de emergência. O serviço é direcionado ao Centro de Operações Policiais Militares (Copom), o que garante mais agilidade no atendimento, inclusive para turistas estrangeiros.
Companhia turística
A CiaTur de Foz do Iguaçu atua em uma região trinacional e mantém policiais capacitados em diversos idiomas, com presença em áreas de grande circulação turística. É reconhecida como referência no serviço policial voltado ao turista estrangeiro.
Orientações
A Polícia Militar reforça recomendações essenciais para pessoas que visitam o Paraná no verão, sendo:
- manter atualizado o contato da embaixada ou consulado de seu país de origem;
- deixar o passaporte e documentos importantes em local seguro na hospedagem e portar apenas um documento com foto nos passeios;
- redobrar atenção em operações de câmbio de moedas e, quando possível, registrar o número de série das notas;
- solicitar orientações somente a policiais uniformizados e identificados;
- evitar receber ajuda de desconhecidos que não estejam ligados a órgãos oficiais.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


