
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) devolverá 160 celulares recuperados, em ação inédita, dentro do programa Recuperacel, em Cascavel. São aparelhos furtados ou roubados nos dois últimos anos na cidade.
O evento, na associação comercial, nesta segunda-feira, 5, às 19h, irá reunir as vítimas. Os celulares foram recuperados pela Civil em dois meses de trabalho de inteligência policial.
“Fizemos rastreamentos, intimações, oitivas e apreensões”, explica delegado da PCPR Diego Ribeiro Martins dos Santos. “Cumprimos diligências mais incisivas, como a busca dos aparelhos em residências, comércios e em poder de terceiros.”
O Projeto Recuperacel, criado pela PCPR, tem como objetivo a repressão aos crimes de furto, roubo e receptação. E busca restituir às vítimas os bens subtraídos.
O projeto integra sistemas de rastreamento, análise de dados e diligências policiais para localizar aparelhos desviados. Também responsabiliza os envolvidos.
Celulares recuperados
A recuperação dos celulares só foi possível porque os aparelhos possuem número do IMEI informado no boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos.
Assim, a Civil orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI compareçam à delegacia para complementar o BO. Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é ir até a unidade mais próxima para formalizar o registro.
O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do iOS vinculada.
(Com informação da Agência Estadual de Notícias)