Rádio Clube
H2FOZ
Início » GovPR » Pompidou: implantação do museu de arte em Foz do Iguaçu abre nova etapa

GovPR

Pompidou: implantação do museu de arte em Foz do Iguaçu abre nova etapa

Equipe técnica de Paris, França, está no Paraná, em agenda de trabalho com o governo.

2 min de leitura
Pompidou: implantação do museu de arte em Foz do Iguaçu abre nova etapa
Atividades incluem visita ao local e análise do projeto – foto: Kraw Penas/SEEC divulgação

Equipe técnica do Centre Pompidou de Paris, França, está no Paraná desde segunda-feira, 18, em nova etapa para implementação do Museu Internacional de Arte em Foz do Iguaçu. A agenda de trabalho é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec).

A equipe francesa esteve novamente no terreno onde será construído o museu, juntamente com o arquiteto Solano Benitez e o engenheiro Rui Furtado, responsáveis pelo projeto. A discussão sobre o projeto arquitetônico foi incluída nas tratativas.

Publicidade

Também foi assinado termo de cooperação entre Seec, Pompidou e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Essa parceria é para “promover a ativação e a participação da sociedade no processo de implementação do novo museu”, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN).

A secretária estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, afirmou que a Unila contribuirá para conectar museu à realidade local. “A ideia é mobilizar agentes locais para ações de engajamento e integração das comunidades da região ao novo espaço”, pontuou.

Com a assinatura do protocolo de intenções e os avanços no projeto arquitetônico, a expectativa é de que o museu tenha seu plano estrutural concluído até janeiro de 2025. A licitação das obras está prevista para junho.

Museu de arte em Foz do Iguaçu

O investimento no equipamento será de cerca de R$ 200 milhões, a ser feito pelo Governo do Paraná. Ocupará uma área de aproximadamente 24 mil metros quadrados.

“A parceria com o Centre Pompidou e a Unila coloca o Paraná em um patamar de destaque no cenário cultural internacional”, frisou Luciana. Para ela, será mais do que um espaço expositivo, será um vetor para o desenvolvimento cultural.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.