O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou, nesta terça-feira (7), a primeira unidade do Poupatempo Paraná, instalada no Shopping Estação, em Curitiba. O espaço é o primeiro de 20 que serão implantados em todo o estado e abre uma nova fase no atendimento ao cidadão, com foco em centralizar, simplificar e modernizar a oferta de serviços públicos.
Em Foz do Iguaçu, a unidade Poupatempo será em um shopping. Veja aqui os endereços anunciados pela gestão estadual.
O Poupatempo Paraná representa um avanço na modernização do atendimento ao reunir em um único local serviços que antes exigiam deslocamentos a diferentes órgãos. O projeto também incentiva a digitalização, com suporte virtual, agendamento online e totens de autoatendimento nas unidades.
A nova estrutura reúne serviços de emissão de documentos de identidade, atendimento do Detran-PR e demandas de órgãos como Defensoria Pública, Copel, Sanepar e Cohapar. O objetivo é facilitar o acesso da população a diferentes serviços, reduzindo tempo e custos.
O novo modelo deve gerar economia estimada em R$ 60 milhões por ano, com a concentração de estruturas e unificação de contratos, além de permitir a aplicação de recursos em áreas prioritárias como educação, obras e saúde.
O projeto começa por Curitiba e será expandido para todas as regiões do Paraná até março do próximo ano. As unidades estarão instaladas em locais de fácil acesso, perto do comércio e do transporte público, com integração entre atendimento presencial e digital.
“Esse é um projeto inspirado no modelo de São Paulo, onde já existe há muitos anos, e cujo objetivo é facilitar a vida das pessoas e garantir uma melhor prestação de serviço”, disse o governador Ratinho Junior. “Aqui, os cidadãos paranaenses poderão solicitar a emissão de identidade, documentos do Detran-PR e resolver demandas da Defensoria Pública, Copel, Sanepar e Cohapar, tudo em um único local.”
Funcionamento
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo mais de 200 serviços de órgãos estaduais e parceiros, entre eles emissão da Carteira de Identidade Nacional, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, consultas da Cohapar e programas de habitação, além de serviços da Agência do Trabalhador.
O atendimento é feito mediante agendamento no site do Poupatempo Paraná ou nos totens interativos da unidade. Antes da abertura do shopping, das 8h às 10h, o acesso é pela Avenida Sete de Setembro, em frente à Praça Eufrásio Corrêa.
Com todas as unidades em funcionamento, a expectativa é de até sete milhões de atendimentos por ano — cerca de 27 mil por dia. O formato também trará redução de custos de até 70% para o estado, o que poderá representar economia superior a R$ 2 bilhões em cinco anos.
O modelo implantado em Curitiba servirá de referência para as demais unidades, com adaptações de tamanho conforme o porte dos municípios. O projeto é inovador por integrar cinco canais de atendimento: portal, aplicativo, totem, atendimento virtual e presencial.
Poupatempo Paraná
O Poupatempo Paraná reúne atendimentos de diversos órgãos estaduais e empresas públicas. A Copel oferece solicitações de ligação de energia, segunda via de faturas e atualização cadastral. A Sanepar realiza pedidos de ligação de água e esgoto, emissão de faturas e cadastro na Tarifa Social.
A Cohapar disponibiliza atualização cadastral, consulta a programas habitacionais e informações sobre o programa Casa Fácil Paraná. O Detran-PR presta serviços como emissão e renovação da CNH, transferência de veículos e pagamento de taxas e multas.
Na área da educação, é possível efetivar matrículas em colégios estaduais e solicitar histórico escolar e transferência. Já a Secretaria do Trabalho oferece encaminhamento ao seguro-desemprego, consultas de vagas e emissão da Carteira de Trabalho Digital.
Outros serviços incluem atendimentos do Instituto de Identificação, Procon-PR, Receita Estadual, Paranaprevidência e Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas.
A lista completa dos serviços está disponível no site poupatempo.pr.gov.br.
Próximas unidades
Após a inauguração na capital, Londrina e Ponta Grossa serão as próximas cidades a receber unidades, seguidas por Curitiba (Pinheirinho), Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária. A implantação ocorrerá em três fases e deverá ser concluída em até um ano, com unidades também em Campo Mourão, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.
Assista:
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)