Rádio Clube
H2FOZ
Início » GovPR » Presos reduzem pena fabricando chinelos em Foz do Iguaçu

GovPR

Ressocialização

Presos reduzem pena fabricando chinelos em Foz do Iguaçu

São mil pares por mês, que abastecem várias unidades, com economia aos cofres públicos e ressocialização às pessoas privadas de liberdade.

2 min de leitura
Presos reduzem pena fabricando chinelos em Foz do Iguaçu
Trabalho alia economia ao erário e inclusão social - foto: PPPR/divulgação


Pessoas presas em Foz do Iguaçu estão reduzindo suas penas em projeto de ressocialização voltado à fabricação de chinelos. São mais de mil pares a cada mês, que abastecem várias unidades.

O poder público garante os materiais, o espaço físico e a distribuição. Somente em agosto, foram entregues 1.120 pares para o Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu e cadeias públicas da Região Oeste.

Publicidade

Os pares têm numeração entre 35 e 43, atendendo integralmente à demanda local. A ação é da Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu IV (PEF IV), com apoio do Conselho da Comunidade.

“A fábrica não é apenas um empreendimento, é uma ferramenta de ressocialização que alia qualidade a custos reduzidos”, afirma o coordenador regional de Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo. A experiência alia economia para o erário e inclusão social a quem participa do sistema prisional, aponta.

Para o diretor da PEF IV, Marcos Alexandre de Jesus, o projeto é um avanço importante. “Graças à atuação do Conselho da Comunidade e da Divisão de Produção e Desenvolvimento da Polícia Penal, conseguimos manter a fábrica ativa, com qualidade na produção, economia de recursos e oportunidade de ressocialização.”

As pessoas presas que trabalham na fábrica de chinelos, de remuneração, têm direito à remição de pena. Esse benefício está previsto na Lei de Execuções Penais: a cada três dias trabalhados, há redução de um dia no cumprimento da sentença em privação de liberdade.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.