“O Paraná está no centro logístico da América do Sul.” Com essa afirmação, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) destacou o potencial do estado para investimentos, complementando que representa 70% do PIB da região, com ligação direta ao Sudeste e Centro-Oeste do país, ao Paraguai e à Argentina.
Ratinho Junior participou, nesta quinta-feira, 21, da Varejo Experience Brasil, em Foz do Iguaçu. No evento, palestrou a empresários, executivos e empreendedores, a quem detalhou a injeção de aproximadamente R$ 330 bilhões em investimentos privados no Paraná desde 2019.
PIB, obras e emprego
Ressaltou o crescimento do produto interno bruto (PIB), que quase dobrou em sete anos, obra estruturais e o menor índice de desemprego da série histórica paranaense. O crescimento econômico, disse, tem resultado em mais emprego para a população, renda e desenvolvimento regional.
“Baseamos a nossa economia em políticas que fomentam a agregação de valor aos produtos, como transformar a soja e o milho em ração, transformar a ração em proteína animal e, a partir disso, fazer cortes e produtos valorizados pelo mercado global”, expôs. “É uma cadeia que emprega muito mais gente e gera mais renda do que simplesmente exportar uma commodity”, mencionou.
Os R$ 330 bilhões em investimentos privados foram para novas indústrias ou projetos de ampliação de plantas já instaladas no Paraná. A atração dos recursos, na avaliação do governador, deve-se às condições estruturais favoráveis, como matriz energética renovável, logística, mão de obra qualificada e ambiente de negócios simplificado.
Centro logístico
“O Paraná está no centro logístico da América do Sul, em uma região privilegiada que atende a cerca de 70% do PIB da região, com ligação direta ao Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, ao Paraguai e à Argentina”, reforçou. “Nós olhamos para este potencial e investimos para tornar esta posição em uma vantagem competitiva”, frisou Ratinho Junior.
Feira do varejo
Varejo Experience reúne quatro mil pessoas em Foz do Iguaçu, promovendo a geração e difusão de conhecimento no cenário varejista do Brasil e América Latina. É a quarta edição do evento, promovido pelo Grupo Gazin, atraindo empresários, executivos, empreendedores, fornecedores, profissionais e estudantes.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)