A proposta de revitalização do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu foi tema de audiência pública realizada nessa quinta-feira, 18. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto e colher sugestões da comunidade, em formato híbrido: presencial, na Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), e com transmissão online.
Durante a apresentação, foram detalhadas as diretrizes da modernização, que prevê transformar o espaço em um equipamento mais dinâmico, capaz de impulsionar o turismo, gerar empregos e ampliar a oferta de eventos na cidade.
Após as rodadas de contribuições, será publicado um relatório final com as sugestões recebidas e a forma como cada uma foi considerada no processo.
O projeto será levado a licitação por meio de concessão de uso com prazo de 30 anos. Nesse modelo, a mesma empresa responsável pela revitalização ficará encarregada também da operação e manutenção do espaço, sob fiscalização do poder público. Em caso de descumprimento do contrato, poderão ser aplicadas sanções.
Centro de Convenções
O empreendimento ocupa um terreno de cem mil metros quadrados e conta com área construída de 31,8 mil metros quadrados, próximo ao futuro Centre Pompidou Paraná e a cerca de um quilômetro do Aeroporto de Foz do Iguaçu. Entre os impactos previstos estão a geração de empregos, preservação ambiental, estímulo a shows e eventos e fortalecimento da economia local.
“A participação popular é muito importante para tornar mais rica a proposta que será levada a licitação”, discorreu o chefe da Unidade Gestora do Paraná Parceria, Luiz Moraes Junior. “A nossa equipe técnica analisará as contribuições e apresentará as considerações, contribuindo com a transparência no processo”, complementou.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)