Vídeo revela o desconhecido “Casarão JK”, homenagem a Juscelino em Ciudad del Este

O Casarão JK, bem no início de Ciudad del Este. Uma história que poucos conhecem.
Siga a gente no

A construção, concluída em 1965, está numa área doada pelo ditador paraguaio Alfredo Stroessner.

Pertinho da Ponte da Amizade, em Ciudad del Este, escondida entre árvores, existe uma construção que poucos conhecem: o Casarão JK. Essas iniciais aparecem no próprio imóvel, quando visto do alto.

O nome remete diretamente ao presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, o “JK”, que governou o País entre 1956 e 1961. Considerado o “pai” do Brasil moderno, foi ele quem construiu Brasília, em meio ao cerrado de Goiás.

E foi também JK quem iniciou as negociações com o Paraguai para a construção da Ponte Internacional da Amizade, cujas obras começaram ainda em seu governo, mas foram concluídas em 1965, já no segundo ano do governo militar.

O Casarão JK está localizado num terreno de 9 hectares, doado por Stroessner a Juscelino, em reconhecimento pela construção da ponte. Em 1965, uma construtora, também em homenagem a Juscelino, ergueu naquele terreno o Casarão JK.

As doações acabaram fazendo parte de dossiês contra o presidente, acusado de corrupção.

Quem levantou a história dessa construção foi o economista iguaçuense Marcos Kedricki, colaborador do H2FOZ e apaixonado por fatos históricos. E essa história ele conta aqui, num vídeo que produziu com apoio do fotógrafo Marcos Labanca.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->