O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) celebrou mundialmente, nesse domingo (24), o Dia da Infância. Na região de fronteira, Itaipu divulgou balanço listando algumas de suas ações para a infância e a adolescência.
Leia também:
Itaipu fica entre as melhores empresas do Brasil no Prêmio Destaque ESG
Certificada como Amiga da Criança pela Fundação Abrinq, a binacional apoia projetos desenvolvidos por entidades de Foz do Iguaçu e cidades da área de abrangência.
Atualmente, Itaipu mantém parcerias ativas com instituições como a Childhood Brasil, Pacto Global da ONU e Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP).
Por meio da parceria com o IECAP, por exemplo, a binacional viabiliza o Projeto Casulo, que trabalha com a prevenção da violência e do abuso. O projeto mantém ações psicossociais para capacitação das famílias e formação de redes de proteção.
Além disso, diversos projetos sociais e esportivos que trabalham com o público infantil e adolescente, como o Um Chute para o Futuro, recebem aportes de Itaipu.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro, disse que a empresa procura apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento integral desse público.
“Somos comprometidos não apenas em apoiar ações que garantam proteção, educação e inclusão, mas em fazer isso de forma concreta, com resultados que transformam vidas”, afirmou Verri, citado pela assessoria de Itaipu.
Internamente, Itaipu mantém, desde 1988, o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), que já abriu portas profissionais para mais de sete mil jovens.
O programa prioriza adolescentes em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o aumento da renda familiar e ampliando o acesso à educação e saúde por meio de serviços psicossociais e de equipe multiprofissional.
(Com informações de Itaipu Binacional)