Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Sebrae/PR estão promovendo ações de capacitação com artesãos e artesãs de Foz do Iguaçu. Os cursos têm como público-alvo as associações selecionadas para ocupar os boxes sociais do Mercado Público Barrageiro.
Leia também:
Parquinho do Gramadão fecha para reforma em Foz do Iguaçu
De acordo com a binacional, a ação visa a promover a sustentabilidade econômica, trabalhando pontos como gestão do negócio e desenvolvimento de produtos inovadores.
Em material distribuído à imprensa, Itaipu informa que a capacitação terá duração de oito meses, com encontros semanais e acompanhamento por mentoria durante dois anos.
O conteúdo estará dividido em dois grupos: jornada de desenvolvimento de suvenires inovadores e gestão da associação e dos pequenos negócios do artesanato.
Conforme a hidrelétrica, o primeiro grupo inclui oficinas de capacitação em economia criativa, pensando no desenvolvimento de itens que representem Foz do Iguaçu.
Antonio Fernando Terna Machado, representante da Divisão de Iniciativas de Turismo de Itaipu, explica que a jornada não se limita apenas à criação dos produtos.
“Os artesãos também aprendem sobre as melhores práticas de marketing e venda, técnicas de storytelling, fotografia de produtos, criação de marcas e utilização de plataformas digitais para possam divulgar seus trabalhos de forma eficaz”, detalha.
Por outro lado, no grupo de gestão, a capacitação trabalhará aspectos de controle financeiro, planejamento de produção, gestão da qualidade e comercialização.
Apoio de Itaipu aos artesãos
Para Aline Teigão, gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo de Itaipu, o sucesso dos artesãos está diretamente atrelado ao êxito do empreendimento.
“Queremos garantir a sustentabilidade desses negócios com uma assistência adequada para garantir o sucesso do próprio Mercado Público”, afirma.
Itaipu faz o custeio do programa de capacitação, em parceria com o Parquetec. A execução está a cargo do Sebrae/PR, especialista em desenvolvimento de negócios.
O programa de boxes sociais contempla, ademais da capacitação, subsídios no aluguel e no condomínio durante os três primeiros anos de funcionamento dos espaços.
(Com informações de Itaipu Binacional)