O Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) de Itaipu promoveu, na última sexta-feira (1.º), um workshop em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Parquinho do Gramadão fecha para reforma em Foz do Iguaçu
Com foco na capacitação para atendimento a adolescentes, o evento reuniu mais de 60 profissionais que trabalham na rede de atenção psicossocial da cidade.
Intitulada “Adolescência na Prática: Olhando Além da Superfície”, a atividade organizada por Itaipu trouxe a Foz do Iguaçu duas especialistas no assunto.
Giovanna Miyazaki e Larissa Vidotti, psicólogas e professoras da área, vieram de São José do Rio Preto (SP) especialmente para o workshop.
Vinícius Ortiz, coordenador do PIIT na usina de Itaipu, listou entre os objetivos a necessidade de entender os desafios atualmente enfrentados pelos jovens.
“Quisemos reunir pessoas que atuam no acolhimento e atendimento de adolescentes, como psicólogos, assistentes sociais, educadores e outros profissionais, para falar dos desafios presentes no cotidiano deles e oferecer-lhes mais ferramentas para atuar”, disse.
De acordo com Itaipu, a capacitação incluiu uma dinâmica chamada “A História de Joana”. Na atividade, os participantes discutiram sete pontos de vista em relação a uma mesma jovem, para ressaltar a necessidade de ampliar a perspectiva do olhar.
O workshop teve, ademais, uma roda de conversa com o tema “Sentido da Adolescência”, sobre como os valores da sociedade afetam os jovens.
“Abordamos desafios do dia a dia como o uso de telas, o peso das redes sociais sobre o comportamento, e técnicas de comunicação com os adolescentes”, explicou Miyazaki, citada pela assessoria de Itaipu.
Letícia Zandoná, pedagoga da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, considerou a experiência enriquecedora. “A troca com outros profissionais amplia nossos horizontes e permite que a gente cresça junto neste que é um trabalho de tanta responsabilidade”, apontou.
(Com informações de Itaipu Binacional)