A diretoria brasileira de Itaipu anunciou, nessa segunda-feira (29), a construção de um teatro com cerca de 500 lugares em Foz do Iguaçu. A estrutura ficará na Avenida Tancredo Neves, junto ao futuro Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da binacional.
Leia também:
Diretor-geral brasileiro de Itaipu fala sobre investimentos em Foz do Iguaçu
O anúncio ocorreu durante solenidade pelo Dia Mundial do Turismo, com a presença do diretor-geral brasileiro, Enio Verri.
De acordo com Itaipu, o teatro terá caixa cênica, fosso para orquestra, mezanino e área técnica com camarins e equipamentos de luz e som.
“Este será um teatro completo, com tudo para receber grandes espetáculos”, indicou Verri, comparando a estrutura projetada com a de grandes centros. “Para se ter uma ideia, o Guairinha, em Curitiba, tem 510 lugares.”
Itaipu investirá R$ 89 milhões na construção do complexo, que incluirá o novo CRV, teatro e parque urbano com praça e bosque com trilha. Para tanto, utilizará um terreno de 40 mil metros quadrados, situado em frente ao Ecomuseu e próximo à entrada da Vila C.
Presentes no evento, representantes do setor cultural de Foz do Iguaçu agradeceram à binacional o anúncio do investimento. Juca Rodrigues, ator, produtor e ex-presidente da Fundação Cultural, ressaltou as características do projeto.
“Um teatro não pode ser de qualquer forma. Precisa ter a caixa cênica, o fosso de orquestra, ter uma plateia confortável, bem inclinada e com isolamento acústico. E o projeto contempla todas essas áreas”, apontou.
Itaipu comunicou, ademais, que fará o lançamento de um edital para a área da cultura, no próximo dia 6. Conforme a empresa, R$ 4 milhões estarão disponíveis para apoio a atividades culturais, para execução no período entre março de 2026 e fevereiro de 2027.
(Com informações de Itaipu Binacional)