O diretor brasileiro de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, representou a empresa, nessa terça-feira (11), em um painel da COP30 em Belém.
Leia também:
Itaipu Binacional inicia participação na COP30 em Belém
Carboni participou do debate “Segurança Hídrica como Estratégia Econômica para o Brasil”, promovido pela Fundação O Boticário, como parte da programação da conferência.
O diretor de Coordenação de Itaipu citou, por exemplo, que Itaipu promove ações de preservação da quantidade e da qualidade da água em sua área de atuação.
Além disso, colaborou de forma ativa para a realização da 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Recursos de Itaipu auxiliaram na implantação de obras que deixarão um legado para a população de Belém.
“Eu estive aqui há dois anos, quando iniciamos um grande debate sobre energia e desenvolvimento sustentável. Hoje, voltamos para reforçar esse legado e mostrar que é possível fazermos a diferença e enfrentarmos as mudanças climáticas”, afirmou.
Carboni destacou, além disso, o alcance do programa Itaipu Mais que Energia, que atua nos 399 municípios do Paraná e em 35 do Mato Grosso do Sul.
“Temos procurado envolver cada vez mais atores no dia a dia. É uma integração que está na missão de Itaipu: unir pessoas, territórios e saberes em torno de uma energia que transforma e melhora a vida das pessoas”, completou.
O painel, mediado pela gerente de Projetos da Fundação O Boticário, Juliana Ribeiro, teve, ademais, a participação da superintendente de Cidades Resilientes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Larissa Costa, e do presidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da UNESCO, Ronaldo Christofoletti.
Selos comemorativos no estande de Itaipu
Também nessa terça-feira (11), o estande de Itaipu na COP30 recebeu o lançamento de dois selos comemorativos emitidos pelos Correios.
De acordo com a empresa postal, o primeiro homenageia o fotógrafo e ativista ambiental Sebastião Salgado, falecido em maio deste ano. O segundo marca a participação de Itaipu e seu parque tecnológico na conferência mundial do clima.

Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, e Hilton Rogério Maia Cardoso, diretor de Negócios dos Correios, participaram do ato de lançamento.
(Com informações de Itaipu Binacional)

