Itaipu Binacional repassou, na última sexta-feira (30), dois tratores plataformados 4 x 4 para a Colônia de Pescadores Z-5, de Ipanema, em Pontal do Paraná.
Leia também:
Com apoio de Itaipu, indígenas praticam piscicultura no Oeste do Paraná
Além dos tratores, a diretoria brasileira da binacional contemplou outros projetos no litoral paranaense, ultrapassando R$ 2,2 milhões em recursos.
A entrega faz parte do edital do Programa Itaipu Mais que Energia, cuja área de abrangência inclui os 399 municípios do Paraná e 35 de Mato Grosso do Sul.
Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, participou do ato de entrega e destacou que os investimentos beneficiam a geração de renda no litoral do Paraná.
“Nós sabemos como o trabalho de pesca é exaustivo e por isso estamos investindo em associações e colônias de pescadores, dentro das políticas de inclusão social que estamos levando para a mudança da realidade local”, detalhou.
Ademais da Colônia de Pescadores, o Edital 01/2024 beneficiou a Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (Amcorespp). A entidade recebeu um veículo utilitário para auxiliar nas tarefas do cotidiano.
Já a organização Provopar ganhou máquinas de costura reta industrial, galoneira industrial, overlock e máquina de corte de faca.
O pacote de investimentos de Itaipu também contemplou a restruturação do Parque Manguezal, em Pontal do Paraná. Além disso, a binacional aportou recursos para projetos de saneamento ambiental, energias renováveis e manejo de água e solo.
(Com informações de Itaipu Binacional)

